MPE receberá relatório de vistoria em ônibus

Oito vereadores de Prudente participaram de inspeção no sistema de transporte; documento será entregue também à Prefeitura

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 19/01/2018
Horário 11:23
Câmara Municipal, Vereadores pararam veículos na garagem da Prudente Urbano
Câmara Municipal, Vereadores pararam veículos na garagem da Prudente Urbano

Oito dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente, por volta das 4h30 da manhã de ontem, realizaram uma fiscalização em frente à garagem da Prudente Urbano, empresa que opera o transporte coletivo na cidade, para verificar se todos os itens ofertados no processo licitatório que viabilizou a licença de operação estavam sendo cumpridos. Segundo a Câmara, os vereadores conseguiram contato direto com dois motoristas, já que, por uma suposta ordem superior, os condutores foram impedidos de paralisar o serviço para atender ao ato. A advogada e porta-voz da Prudente Urbano, Renata Moço, por sua vez, esclarece que o horário da inspeção foi inadequado, já que os veículos precisavam ser liberados para a operação, e ressalta que a medida foi tomada para não prejudicar os usuários.

A visita resultará em um relatório, que será em breve entregue à Prefeitura e protocolado junto ao MPE (Ministério Público Estadual). Os parlamentares que estiveram presentes foram Adão Batista da Silva (PSB), Anderson Dias da Silva (PSB),

Demerson Dias (PSB), Elza Alves Pereira (PTB), Mauro das Neves (PSDB), Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), Wellington de Souza Neves (PSBD) e William César Leite (PPS). Conforme a Câmara, ao saírem do portão da garagem da empresa, que fica no Conjunto Habitacional Mário Amato, todos se deslocaram, já por volta das 6h, à zona norte da cidade, ouviram passageiros do Conjunto Habitacional João Domingos Netto e teriam encontrado problemas como ônibus com acabamento interno “deteriorado”, falta do serviço de wi-fi, GPS e câmeras. “Outros veículos com pneus carecas e lanternas queimadas estavam fora das especificações apontadas pela legislação federal”.

Vale lembrar que, também na manhã de ontem, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) visitou a Praça Monsenhor Sarrion, no centro da cidade, para encontrar e conversar com moradores que aguardavam pelo transporte e entender os problemas encontrados. Segundo a Prefeitura, o encontro rendeu reclamações, principalmente, no que diz respeito ao atraso de linhas e condições dos carros. “O prefeito já convocou uma reunião com os representantes da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) para tratar sobre todos os assuntos urgentes relacionados ao transporte coletivo”, diz.

 

Mobilização parlamentar

O vereador Anderson Dias da Silva (PSB) afirma que a medida foi tomada após a realização de uma sessão extraordinária, na quarta-feira, quando uma audiência pública foi convocada para ouvir a população, empresa e debater a realização ou não dos itens prometidos no certame do transporte coletivo. “Ouvimos muitas reclamações nos últimos dias e como é nosso papel atender ao povo, fomos viver a experiência”. Anderson diz ter encontrado problemas como a falta da biometria facial, inexistência de acessibilidade em algumas linhas e não uniformidade na cor dos veículos. “A empresa, porém, barrou o nosso serviço e não permitiu que os motoristas parassem para nos atender”. Já sobre a ida à zona norte da cidade, o vereador esclarece que a medida foi tomada para conhecer a realidade do transporte, quando os presentes pegaram a linha que segue até o centro e encontraram ainda um dos veículos quebrados e parado na linha.

Já Wellington de Souza Neves (PSBD) esclarece que a situação encontrada é “precária”, além de dizer quer recebeu muitas reclamações e constatou a maioria delas. “A importância do ato é tamanha que inclusive já pensamos em novas fiscalizações”, lembra.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Câmara Municipal, Parlamentares conversaram com usuários das linhas de ônibus

 

Esclarecimentos

A advogada da empresa afirma que a Prudente Urbano não tem oposição à fiscalização, ao dizer que este é o papel dos parlamentares, mas lembra de que o horário do ocorrido foi “inadequado”, já que era momento de liberação das linhas para operação. “Acaso fossemos parar todos os ônibus para serem fiscalizados, hoje [ontem] não teria operação e, inclusive, alguns dos atrasos de itinerário podem ter ocorrido por conta disso”. Renata lembra que a empresa está à disposição para vistorias, desde que o horário não interfira no serviço.

Já sobre a possível quebra de um dos carros, a porta-voz afirma que foi constatado por uma equipe mecânica que o ônibus possui um dispositivo de segurança que impede a saída do loca, caso as portas estejam abertas, o que não foi atentado pelo motorista.

Publicidade

Veja também