Movimento no aeroporto de Prudente cresce 13,55%

Acumulado de passageiros em embarque ou desembarque, de janeiro a setembro deste ano, foi de 236.227 registros; já no ano passado, 208.020

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 05/11/2019
Horário 04:01
Jean Ramalho - No acumulado deste ano, aeroporto de Prudente registrou 236.227 embarques e desembarques
Jean Ramalho - No acumulado deste ano, aeroporto de Prudente registrou 236.227 embarques e desembarques

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) divulgou, recentemente, o movimento de passageiros e aeronaves nos aeroportos do Estado, referente ao mês de setembro. No Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, o acumulado de janeiro a setembro deste ano, de passageiros em embarque ou desembarque, foi de 236.227 registros. Já no mesmo período do ano passado, esse número chegou a 208.020, ou seja, um aumento de 13,55%. A quantidade de aeronaves em pouso e decolagem também aumentou: em 2018, o levantamento registrou 8.673, e, neste ano, 10.063, alta de 16%.

Segundo o presidente da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo), Marcos Antônio Carvalho Lucas, esse aumento é significativo no cenário atual do Brasil. Acrescenta que os números consolidam a unidade prudentina na terceira posição do Estado de São Paulo – interior, mas justifica que são necessárias obras de ampliação, principalmente, na área física do aeroporto.

“A nossa região continua mostrando a sua força econômica, principalmente com essa movimentação de pessoas que vão e vêm, seja a negócio ou lazer, mas é necessário ampliação e modernização, pois estamos perdendo oportunidade”, destaca o representante.

EM 2020, AEROPORTO

SERÁ DESESTATIZADO

Conforme noticiou este diário, recentemente o Daesp anunciou que o processo de desestatização do aeroporto será concluído no primeiro trimestre de 2020, e que ainda estão em andamento os estudos que vão definir a modelagem – se privatização, concessão ou PPP (parcerias público-privadas) dos seus 22 aeroportos. “A previsão é que os estudos sejam finalizados em novembro e todo o processo de desestatização dos aeroportos estaduais seja concluído no primeiro trimestre de 2020”. O Daesp ressaltou acreditar que o capital privado vai ampliar a capacidade do aeroporto, aumentando a oferta de voos e, consequentemente, criará condições para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, com mais renda para todos os brasileiros.

USUÁRIOS OPINAM

SOBRE SERVIÇO

Tendo em vista a operação e o número de embarques e desembarques na unidade prudentina, a reportagem seguiu até o local para ouvir alguns usuários. Segundo o advogado Aparecido de Oliveira Pereira, os serviços são bons, pois atendem ao porte de Presidente Prudente. Já para o engenheiro químico, Carlos Eduardo Rodrigues Andrade Gomes, que vem a Prudente visitar a família, o aeroporto atende as suas expectativas e, que, após as melhorias e reformas a qual passou, hoje, comporta os serviços de Prudente. “No entanto, se tivermos mais estrutura, atrairemos mais voos para Prudente”, diz.

Publicidade

Veja também