Movimento celebra 15 anos de trabalho social

Grupo luta pelo fim da violência e da dependência química; projetos sociais e evangelizadores atingem cerca de 60 mil pessoas

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 23/02/2018
Horário 15:10
José Reis, Fiéis participam do grupo de adoração oferecido pelo movimento
José Reis, Fiéis participam do grupo de adoração oferecido pelo movimento

O Movimento Mariana Braga, associação pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Maristela), EM Presidente Prudente, celebrou ontem, 15 anos de serviços prestados em prol da sociedade, na busca pelo fim da violência e da dependência química. Ao nascer de uma tragédia, o movimento tornou-se um auxílio espiritual na vida de muitas pessoas, em vários lugares do país. Atualmente, conta com cerca de 200 voluntários e está à frente de projetos sociais como a Caminhada pela Paz e Mães de Anjos.

A sua história começou em 22 de fevereiro de 2003, quando a jovem Mariana Braga, recém ingressa no curso de Engenharia Ambiental da Unesp (Universidade Estadual Paulista), foi atingida por uma  bala perdida em uma festa na própria universidade, durante uma disputa entre grupos rivais. Sua morte comoveu a cidade e a Vila Maristela, comunidade católica onde era presente. Na busca por transformar uma indignação em uma “digna ação”, como disse o padre Antônio Sérgio Girotti, pároco da época, o movimento foi criado para transformar a dor em amor, ao conscientizar e mobilizar jovens e adultos para uma vida baseada no amor e na palavra de Deus.

O primeiro projeto foi a Caminhada pela Paz, uma passeata realizada pelos fiéis que pediam o fim da violência. Com o decorrer dos anos, vieram outros projetos como Mães de Anjos, um grupo de mulheres que perderam seus filhos, assim como Marcia Braga, mãe de Mariana, que hoje se reúnem para compartilhar histórias e buscar consolo. Atualmente a associação está à frente de vários serviços religiosos como atendimentos de orações, cursos de evangelização, acampamentos, grupos de oração, retiros, aulas de violão e bateria, além de adoração ao Santíssimo.

Segundo Alexandre Fotolan, presidente da associação, o movimento hoje é uma extensão da Maristela, que tem como carimbo, a missão e evangelizações nas escolas e empresas. “Somos conhecidos pelo ardor missionário, temos a preocupação de transformar nossos fiéis em evangelizadores”. Para ele, hoje o grande desafio do Mariana Braga e também a maior meta é em relação à metodologia da evangelização, em sempre levar ela de uma maneira alegre e intensa, por meio da imersão.

Questionado sobre o impacto da associação na vida das pessoas, Alexandre comenta que é gratificante quando consegue ver a evolução dos conversos que passam pelo atendimento. “Vemos como o lado espiritual pode influenciar na vida das pessoas, no seu círculo de amizades, trabalhos e decisões. Ela cresce quando passa a acreditar em algo”, afirma.

Para os próximos 15 anos, o desejo de Astromar Braga, vice-presidente do Movimento Mariana Braga e tio da homenageada, é que o grupo possa alcançar ainda mais pessoas e desenvolver vários outros projetos sociais. Para este ano, o foco é o Acampamento Social, para os cidadãos que não têm condições financeiras para participarem de retiros e o Tom do Céu, uma ação que leva a música para as crianças carentes do município.

Ao avaliar os anos de serviço, ele diz que foram muitas dificuldades enfrentadas, mas que em cada situação que passou sentiu as mãos de Deus. “Com o trabalho realizado por meio da Canção Nova, acampamentos, entre outros, acredito que a obra de Deus e a busca pela disseminação pela paz começaram em Prudente, mas a sua raiz se espalhou por diversos locais, e hoje atinge 60 mil pessoas”.

 

O meu processo de conversão começou há 15 anos com a morte da Mariana, e hoje a minha missão dentro da igreja é liderar o movimento

Alexandre Fotolan,

presidente do Movimento Mariana Braga

 

Impacto social

O laço da recente funcionária, Daniela Cristina Baruta, responsável administrativa, começou muito antes da contratação. Voluntária do Movimento Mariana Braga há sete anos, ela conta que sempre esteve presente nos acampamentos e outras atividades. Ofertando amor e também recebendo, ela lembra que além da parte espiritual, recebeu apoio da associação quando estava desempregada. “Aqui é um exemplo da pessoa que foi a Mariana, que sempre carregou o amor em vida. O movimento transmite esse sentimento através da oração, adoração e projetos”.

Karla Almeida era amiga de Mariana e estava presente no momento da tragédia. Para ela, a história que começou com um buraco no peito hoje presenta um lugar de esperança e sinônimo de paz. “Hoje tenho minha família e sempre penso que ela também gostaria de ter, mas então eu lembro que Deus foi misericordioso, e por causa do movimento muitas famílias são reestruturadas”.

 

SERVIÇO

Neste domingo, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizará um missa em ação de graças, às 19h30, em alusão aos 15 anos de fundação do Movimento Mariana Braga, ministrada pelo padre Rodrigo Gomes. Para realizar atendimentos, o horário disponível é às quartas-feiras, das 8h às 11h e das 16h às 19h. Já para fazer contribuições, é necessário ir até a associação preencher uma ficha de cadastramento. O espaço está localizado na Rua José Claro, 773, na Vila Maristela. O telefone de contato é 3903-3322.

Publicidade

Veja também