Movimentação na Black Friday deve superar R$ 8 milhões em Prudente

Ação está prevista para 29 de novembro, quando serão ofertados os mais diversos produtos com preços e condições especiais de compra; expectativa é de aumento em 21% em relação ao ano passado

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 07/11/2019
Horário 04:00
Jean Ramalho - Venda de smatphones, eletrodomésticos, televisores e itens de informática se destaca na Black Friday
Jean Ramalho - Venda de smatphones, eletrodomésticos, televisores e itens de informática se destaca na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano, por oferecer descontos e promoções exclusivas nos mais diversos segmentos de compra, e para 2019 já tem data marcada para ocorrer: 29 de novembro. Visando a economia, muitas são as pessoas que aguardam o ano inteiro para trocar de celular, comprar uma televisão nova, renovar o guarda-roupa ou ir atrás de utensílios domésticos. De acordo com o idealizador e diretor da Black Friday no Brasil, Ricardo Bove, em Presidente Prudente, a movimentação deve ser maior do que R$ 8 milhões para a ocasião.

A projeção é feita, segundo Ricardo, a partir de um histórico de acessos registrados no site oficial da campanha, que monitora o tráfego neste período de vendas. Seguindo a expectativa nacional, Presidente Prudente deve ter, com o faturamento apresentado, um aumento de 21% em comparação com o ano passado. “Isso porque, essa é uma região madura e que já consolidou a Black Friday. O mercado consumidor já demonstrou que aderiu à causa e avaliamos como positiva a participação de todos, pois sabemos que 97% dos consumidores pesquisam antes da compra, por exemplo, e isso mostra a aderência”, ressalta.

Sobre os produtos que se destacam na ação, Ricardo afirma que eles são distribuídos da seguinte forma: smartphones (37%), eletrodomésticos (36%), televisores (29%), informática (24%) e móveis e decoração (22%). “A orientação geral, tanto para comerciantes quanto clientes, é que se atentem à antecipação. De um lado é preciso preparo de equipe, de site, para que ele não caia durante a ação, e logística de transporte. Do outro, nos consumidores, é preciso antecedência para analisar as ofertas”, expõe o idealizador da ação no Brasil.

DICAS PARA APROVEITAR

COM ÊXITO A CAMPANHA

O advogado especialista em Direito do Consumidor, Marcelo Cezário, afirma que as principais orientações nestes casos são: não se deixe seduzir por ofertas e descontos oferecidos, compre o que realmente for necessário e verifique preços, prazos de entrega e condições de pagamento. Além disso, o profissional ressalta que é preciso ficar claro que quando o assunto é comércio eletrônico deve-se conhecer as regras que norteiam o ambiente online.

“Hoje temos o direito ao arrependimento, ou seja, qualquer compra de produto ou serviço que for efetuada fora do estabelecimento físico, como por catálogos ou internet, o consumidor possui a oportunidade de, até o sétimo dia do recebimento, desistir da compra sem ter que apresentar motivos”, observa o especialista. Em caso de compras por cartão, o valor deve ser estornado e em dinheiro deve ser requerida a devolução.

Ainda sobre o direito de arrependimento, Marcelo comenta que muito se fala sobre empresas que se recusaram a receber o produto por “violação de embalagem”, mas expõe que, ainda assim, a regra vale, já que para ver o produto, é preciso abri-lo. “Essas regras todas também se encaixam para compras feitas na internet, mas que foram retiradas na loja física. O ambiente da compra foi online, então, elas devem ser aplicadas”, pontua.

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