Mostra Pedagógica trata sobre a arte de reciclar

Evento apresentou trabalhos realizados pelos alunos do Centro Educacional Infantil São Vicente Pallotti; organização comemora participação

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 21/10/2018
Horário 05:42
Marcio Oliveira - Participantes ainda puderam realizar testes de glicemia e aferir a pressão arterial
Marcio Oliveira - Participantes ainda puderam realizar testes de glicemia e aferir a pressão arterial

Entre os objetivos da 20ª edição da Mostra Pedagógica do Centro Educacional Infantil São Vicente Pallotti, realizado ontem no Lar dos Meninos de Presidente Prudente, o principal deles listava a necessidade de valorizar os projetos desenvolvidos na unidade escolar. Pelos olhares atentos de quem estava presente no evento, pode-se dizer que a intenção foi cumprida. Sob a temática “A arte de reciclar”, a ação tratou do assunto através da exposição de trabalhos acadêmicos realizados pelos alunos assistidos na instituição.

Produtos esses que ficaram literalmente à mostra para todos. Em sua maioria, brinquedos, mas que puderam mostrar a capacidade artística por trás desses materiais que, muitas vezes, tem o lixo como destino, e a variedade em poder produzir itens como carrinhos, bonecas, tambores, degraus feitos de tronco de árvores e brinquedos que remetem a jogos que faziam parte da infância de outras gerações, mas hoje não muito, como o cultural pé de lata.

Aliás, esse também era um dos objetivos, segundo a orientadora pedagógica da unidade de ensino, Joelma Silva Jardim Lima. “Muito mais que trazer esses trabalhos feitos com materiais recicláveis, a atividade consistiu em resgatar brincadeiras que hoje não se vê muito. Hoje tudo é celular, tablet, computador, então, precisa desse outro lado”, completa. Ela ainda destaca que por trás de tudo isso, a questão é favorecer o acesso e o reconhecimento do desenvolvimento infantil através do lúdico.

Além de promover a conscientização de economia com os recicláveis, “e o melhor”, trazer a importância da valorização do meio ambiente, complementa a diretora Leni Correa Fachiolli Pedro. “E a gente pode ver, felizmente, que dessa vez superou as outras edições, com uma participação muito boa de pais e alunos”, avalia.

Pais como o auxiliar de enfermagem Willian César Lopes, que acordou cedo e levou as duas filhas para a mostra. Uma de quatro meses, que hoje está no berçário da unidade de ensino, e a outra de quatro anos, que já passou por lá, mas não estuda mais no local. Mas, para ele, a ação serviu para realmente mostrar às crianças a importância de valorizar os materiais recicláveis. “Além de trazer essa atividade lúdica e tirando-as desse mundo virtual que hoje em dia é muito forte”, pontua.

E nessa ideia de utilizar os materiais, há quem queira continuar isso em casa. A comerciante Débora Ricci levou as netas até o evento e destacou a felicidade delas em participar, e a dela mesma em ver atividades que puderam ajudar no desenvolvimento das crianças. “O que ficou mais explícito para elas foi a facilidade em poder utilizar esses utensílios em casa e poder fazer seu próprio brinquedo. Com isso, economizando e ajudando o meio ambiente. Muito legal”, ressalta.

Os participantes ainda puderam realizar testes de glicemia e aferir pressão arterial com os alunos do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Publicidade

Veja também