Mostra fotográfica resgata história de Prudente

Exposição, idealizada pelo fotógrafo Marcos Sanches, percorrerá o município até o final do mês; no museu, ela permanece até 29 de setembro, com entrada gratuita

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 04/09/2019
Horário 07:45
José Reis - No local, podem ser vistos 80 registros visuais, que mostram as mudanças da cidade e diferentes personagens em cena
José Reis - No local, podem ser vistos 80 registros visuais, que mostram as mudanças da cidade e diferentes personagens em cena

Dos sertões sorocabanos a Prudente contemporânea, a exposição “Dos Trilhos ao Centenário” - instalada desde ontem no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Neto -  traz para os munícipes um resgate da história prudentina. É instigante estar no local e não se envolver com total percepção, é como viajar em uma janela de volta ao passado onde os personagens retratados contam a história viva de Presidente Prudente. Essa foi a forma de homenagear os 102 anos do município, celebrados no dia 14 deste mês, pelos olhos do fotógrafo Marcos Sanches, a qual assina a curadoria da mostra fotográfica que percorrerá a cidade até o final de setembro.

A ideia surgiu há alguns anos, quando o fotógrafo se interessou pelo acervo do museu, através de um convite do historiador Ronaldo Macedo. “Ele me mostrou o acervo e eu fiquei fascinado pela história de Prudente contada através das fotografias. É fascinante você ver as roupas, os modos e a cultura – você se imagina naquela ocasião, é como voltar no tempo”, explica.

Dentro do trabalho de curadoria, o fotógrafo prudentino teve acesso a mais de 3 mil fotos do museu, para uma exposição composta de aproximadamente 80 registros visuais. “Nas minhas escolhas, eu busquei trazer fotos que trouxessem uma releitura para mostrar as mudanças, além de optar por registros em que fosse possível observar os personagens em cena”. 

Décadas de história

Dentre as escolhas de Marcos Sanches, está o registro do acampamento da Estrada de Ferro Sorocabana em 1910 e as primeiras moradias nas proximidades. “Essas fotografias são como um ponto de partida, ou seja, basicamente o início de Prudente”.

Mas não fica por aí não, o fotógrafo resgatou imagens como o primeiro procedimento cirúrgico da Santa Casa, feita pelos médicos Domingos Leonardo Cerávolo e José Fóz; o cine Teatro Phenix, na Rua Barão do Rio Branco com a José Foz (1935); show de Ângela Maria na década de 50; e a construção da Vila Marcondes (década de 30) e Vila Goulart (década de 20), assim denominadas.

A exposição de modo itinerário percorrerá além do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, o Poupatempo, a rodoviária, a Expo Prudente nos dias de festa (6 a 15) e, outras instituições que entrarão no quadro de expositoras.

Serviço

A exposição “Dos Trilhos ao Centenário” ocorre no Museu e Arquivo Histórico Antônio Sandoval Netto até o dia 29 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada franca.

 

Foto: José Reis

Registros raros incluem os acampamentos da Estrada de Ferro Sorocabana em 1910

Publicidade

Veja também