Mosaico busca ajudar HRCPP

Obra com tampinhas de garrafas é idealizada pelo artista e professor de Artes, Itamar Xavier de Camargo, e tem como objetivo usar um milhão de tampinhas; iniciativa começa no fim de semana

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 12/12/2019
Horário 07:00
 Paulo Miguel: 20 mil tampinhas juntadas por Laura lhe darão um tablete
 Paulo Miguel: 20 mil tampinhas juntadas por Laura lhe darão um tablete

Pela terceira vez, o artista e educador Itamar Xavier de Camargo, 40 anos, realiza a confecção de um mosaico com tampinhas de garrafa. Desta vez, além de tentar quebrar o recorde mundial, utilizando um milhão de tampinhas (diferentemente dos recordes nacionais quebrados utilizando 200 mil e 700 mil nas duas primeiras tentativas), a ação terá causa social, pretendendo ajudar o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) a angariar fundos para a compra de cadeiras de rodas para os pacientes, pois, após a montagem e exposição, todas as tampinhas serão destinadas ao hospital.

A obra será realizada no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, e começa nesta quinta-feira, com a disposição do esboço no espaço e na sexta-feira, 13 de dezembro, das 8h às 18h, inicia a montagem do mosaico, que se espera terminar no sábado, dependendo da quantidade e tampas e voluntários disponíveis. “Um dos principais objetivos desta ação é refletir sobre questões ambientais, problemas do descarte incorreto de matérias, e mostrar que é possível produzir arte com isso, seja reutilizando ou reciclando”, comenta Itamar. A meta será quebrar o recorde mundial de tampinhas utilizadas em um mosaico, reaproveitando um milhão de unidades, porém, até o momento, pouco mais de 800 mil foram arrecadadas, “é possível doar até o dia da montagem”, explica o artista.

MAIS DE 20 MIL TAMPINHAS

O projeto teve o apoio do programa Cidadescola, que mobilizou os alunos da rede municipal para coletar os recursos. A Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes foi destaque na arrecadação, disponibilizando mais de 100 mil tampinhas para a obra. Na manhã de ontem, Itamar recebeu mais uma leva dos materiais, entregue pela articuladora do programa Cidadescola, Angélica Esgrinholi.

A EM também teve a aluna que mais arrecadou os itens. Laura Aparecida Mendes Santos, 9 anos, que conseguiu doar 20 mil tampinhas. No sábado, ela receberá um tablete de presente pelo esforço e ajuda a causa.

UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTA AÇÃO É REFLETIR SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS, PROBLEMAS DO DESCARTE INCORRETO DE MATERIAIS, E MOSTRAR QUE É POSSÍVEL PRODUZIR ARTE COM ISSO
Itamar Xavier de Camargo

CAUSA SOCIAL E REPRESENTATIVIDADE

“Se nós conseguirmos reverter a doação das tampinhas em cadeiras de rodas, será extremamente benéfica, pois, assim, conseguiremos transportar os pacientes dentro do hospital com maior conforto e segurança”, informa Daniel Teixeira, da Comunicação do HRCPP. Ele pontua que o hospital está em busca de uma empresa de reciclagem que receba os materiais com um bom preço para que seja possível adquirir os equipamentos. A entidade também recebe algumas tampinhas, que receberam por influência do Hospital do Câncer de Barretos, que arrecada esse material para angariar fundos. Também cederá os recicláveis para a confecção do mosaico.

Para o desenho, Itamar escolheu novamente um funcionário da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente). Desta vez, será João de Alcântara, catador de 82 anos, que o professor descreve como “extremamente carismático, tem um carinho muito grande pelas pessoas, e todos também têm um carinho por ele”. Além de ser homenageado, o catador também está ajudando na coleta das tampinhas.

No dia da confecção do mosaico, todos poderão participar. Serão 300 voluntários para a montagem, mas Itamar chama a população que quiser participar. Os 100 primeiros que chegarem para a ação, receberão camisetas alusivas ao projeto e ingressos para o Parque Aquático da Cidade da Criança.

SERVIÇO

Se você se interessou e deseja doar ou participar da montagem do mosaico, o projeto será realizado no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, na Rua Prudente de Moraes, 590, Jardim Aviação, a partir desta sexta-feira dia 13 de dezembro, até o domingo, 15, das 8h às 18h. A entrada é gratuita, e os 100 primeiros a chegar receberão camisetas e ingressos do Parque Aquático da Cidade da Criança.

 

Publicidade

Veja também