Moradores relatam sobre aparecimento de escorpiões

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 31/01/2018
Horário 13:05
Marcio Oliveira, Segundo reclamantes, terrenos geram proliferação de escorpiões, que seguem às residências
Marcio Oliveira, Segundo reclamantes, terrenos geram proliferação de escorpiões, que seguem às residências

A aparição frequente de escorpiões na Vila Nova Prudente tem incomodado e, principalmente, preocupado seus moradores. Segundo eles, os terrenos em torno do bairro prudentino são a causa do problema, pois servem para acúmulo de lixo e entulhos, como restos de móveis e materiais de construção. Além disso, a ocorrência tem se intensificado nas residências presentes na Rua São João Batista, última do bairro.

Uma das casas é a da auxiliar de serviço gerais, Rosemar Soares Fonseca, 52 anos, que relata ter achado cinco escorpiões em meio ao quintal e a sala. Assim, se preocupa com a segurança de seus dois netos, de 3 anos e outro de 4 meses, que ficam em sua casa. “Infelizmente, sentimos falta de amparo em relação ao bairro. Há várias casas abandonadas, terrenos sujos e ninguém fiscaliza isso”, opina.

O vizinho Maycon Aparecido Pinho, 27 anos, também já teve a presença indesejada de oito escorpiões em sua casa, que acredita terem vindos dos terrenos baldios do outro lado da rua. Além disso, ele aponta que o tratamento de esgoto que é realizado próximo ao bairro também atrai baratas, que são fonte de alimentação para o inseto. “Já entramos em contato com a Prefeitura, mas não houve retorno. Têm pastos aqui próximo, terrenos baldios e eles não são limpos”, pontua.

Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em 2017 foram quatro registros de casos com escorpião no bairro, sendo nos meses de abril e junho. Dessa forma, o agente de apoio de zoonoses, Romário Luis dos Santos, acredita que ocorre uma falta de notificação dos moradores a respeito dos problemas enfrentados, tendo em vista que o órgão atua com orientações em locais que possuem denúncias registradas.

“Está tendo menos solicitação de escorpião do que esperávamos, com esse período de chuva, que faz com que o escorpião saia de seu espaço. Quando há um número expressivo de reclamações, andamos ao entorno do bairro para encontrar o foco”, expõe.

Por meio da Secom (Secretaria Municipal da Comunicação), a municipalidade aponta que o CCZ não promove dedetização contra escorpião, haja vista que este serviço só pode ser realizado por empresas especializadas, uma vez que o veneno para a dedetização precisa ser aplicado mediante a responsabilidade técnica de um profissional especializado. Em relação à situação dos terrenos baldios, ressalta que, em 2017, a Prefeitura notificou 7.085 e multou 1.623 proprietários, devido mato alto e sujeira.

 

Prevenção

O CCZ indica que os moradores devem tomar medidas preventivas, como limpar os quintais e retirar restos de telhas e madeiras dos quintais e, caso precise deste material, acondicionar de forma que fique suspenso do solo. Também deve vedar portas, janelas e ralos de pia e de banheiro. Outra providência é antes de usar calçados e roupas, bater e verificar se o escorpião não está escondido. “Caso todas estas medidas já tenham sido tomadas é possível ligar para o Centro de Zoonoses e solicitar visitas dos agentes”, destaca a nota.

 

Serviço

O Centro de Controle de Zoonoses atende no 3905-4220.

Publicidade

Veja também