Moradores gastam em média 14 mil litros de água por mês 

Balanço apresentado pela Sabesp mostra que nos últimos dois anos, números na cidade não mudaram; ações sociais foram realizadas ontem, na região, em alusão ao Dia Mundial da Água 

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 22/03/2018
Horário 09:39
Marcio Oliveira | Em alusão ao Dia da Água, celebrado hoje, ações ressaltam importância da preservação
Marcio Oliveira | Em alusão ao Dia da Água, celebrado hoje, ações ressaltam importância da preservação

O racionamento da água, bem como os cuidados para evitar a poluição dos rios que abastecem as cidades, é um assunto debatido há anos pela sociedade. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil consome 6 litros de água para cada R$ 1 produzido pela economia. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado), tanto em 2016 quanto em 2017, a média de consumo de água em Presidente Prudente foi de 14 mil litros por mês, por unidade consumidora. Uma média de quase 500 litros por dia, que se manteve constante no período.

Para se ter uma ideia deste balanço, durante apenas um mês seria possível encher uma piscina olímpica de 50 metros com o consumo de  apenas 178 unidades consumidoras. Além disso, cada casa poderia abastecer um caminhão pipa por mês, já que eles possuem em média um reservatório capaz de abrigar de 10 a 20 mil litros de água.

De acordo com Sandro Roberto Selmo, secretário executivo do CBH-PP (Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema), a região de Prudente possui uma “riqueza” na disponibilidade de água, não apresentando problemas que envolvem escassez no abastecimento ou disponibilidade da água para usos atuais. Além disso, afirma que por meio de uma projeção, a região tem água tratada para mais 25 anos.

O secretário explica que atualmente, o que preocupa é a garantia de água no futuro e para que isso seja satisfatório, o CBH-PP busca a recuperação das matas ciliares para preservar a vegetação e proteger os rios e as recargas. Para que o assunto ganhe abrangência em meio à sociedade, Roberto destaca a importância de debater em sala de aula algumas questões relacionadas com o racionamento da água, assim como a falta em algumas regiões do país. “Os professores devem trabalhar isso com os alunos”, afirma.

Para contribuir com o racionamento da água, ele cita que é interessante que produtores rurais façam curva de nível em suas propriedades, além de buscar recompor a floresta. Por abastecer 30% de Prudente, o secretário diz que estão sendo feitos “com intensidade” projetos para preservar o Rio Santo Anastácio. Ele acredita que essa “atenção especial” para recuperar as nascentes e a vegetação dos rios e matas ciliar “é essencial”. 

De acordo com Sandro, todos os municípios da região têm tratamento de esgoto, exceto Presidente Venceslau, “que está em construção”. Mesmo que a maior preocupação das bacias da região não seja a poluição, o secretário executivo reforça que todos devem continuar a utilizar a água de maneira correta e evitar acumular entulhos em fundos de vales. “Estamos fazendo o papel, que é a gestão de recursos hídricos com a participação da sociedade em geral”, finaliza. 

 

Ações realizadas

Devido à comemoração do Dia Mundial da Água, que é celebrado hoje, foram realizadas algumas ações sociais na região para lembrar a importância da data. Na tarde de ontem, cerca de 50 alunos da Escola Municipal Padre Emílio Becker, de Prudente, colaborou com a arborização local e plantou mudas de árvores. A ação foi acompanhada pela Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e pelo projeto Talento Olímpico. Em alusão à data, a CTG Brasil realiza nesta semana a soltura de 400 mil peixes no Rio Paranapanema. Desta forma, a empresa promove ações em oito reservatórios de hidrelétricas que operam na região do rio, a fim de preservar a educação ambiental. 

Publicidade

Veja também