Moradores evitam parque no período noturno

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/01/2018
Horário 16:46

Desde o final de 2015, moradores do Parque São Matheus e adjacências reclamam de falta de iluminação e segurança no local, principalmente no Parque Ecológico Nelson Bugalho. Como noticiado ontem, essa semana o local voltou a ser alvo de crime, quando teve cerca de 150 metros de fios elétricos furtados. Segundo as informações do Executivo, é a quarta vez que isso acontece na área. Para quem mora ao redor, fica difícil até de frequentar o parque, por medo de assaltos, impulsionado ainda mais pela falta de iluminação.

Adriana Sassi Licti, 45 anos, por exemplo, que mora no bairro, não frequenta o parque assim que começar a escurecer. Ela diz que com os furtos de fiação ocorridos, principalmente o mais recente, faz com que não se sinta segura. “Agora que está no horário de verão, a gente aproveita um pouco mais, porque tem mais sol, fora isso, fica difícil”, completa.

À reportagem, Adriana também lembra que deveria ter mais segurança no local, principalmente no período noturno. “A gente passa pelo parque, às vezes, nas margens, durante a noite, e não vê ninguém fazendo ronda ou cuidando. Esse tipo de situação só aumenta ainda mais o medo”. Para ela, a falta de iluminação ocasionada pelos furtos de fios elétricos gera desconforto, porque não é a primeira vez e, desde então, nunca mudou.

Assim como o medo nunca muda. Hiago Gomes, 21 anos, é testemunha disso. Ele, que também mora próximo ao local, utiliza o parque para realizar corridas e praticar exercícios físicos. Ultimamente, tem feito isso apenas no período diurno, pois de noite entende que é perigoso. “Fica escuro, a gente percebe pessoas com comportamento estranho e até usando drogas. Você junta tudo isso com os furtos que, apesar de não ter um ser humano como vítima, acaba nos afetando de alguma forma”, pontua.

A falta de iluminação no local gerada pelos furtos não é algo novo. Em uma linha do tempo mais recente, a reclamação gerada por conta disso tem vindo desde novembro de 2017, como podemos ver na edição do Especial Bairros deste diário, no Conjunto Sítio São Pedro, que fica próximo ao espaço. Tal condição mostra que em um espaço curto de dias, novos crimes voltaram a acontecer.

 

Mais segurança

Os furtos no local foram contabilizados pela Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). A respeito do último, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que a “Polícia Civil já está investigando o caso”. E a fim de melhorar e trazer mais segurança para o parque, assim como na adjacência, a pasta vai solicitar um apoio da Polícia Militar, “para que sejam intensificadas as rondas nas imediações do parque; também vai  acionar a empresa contratada para que reforce as medidas de segurança”, conclui.

Publicidade

Veja também