Montar presépio tem todo um significado religioso

Tradição católica, gesto ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus Cristo, lembrado em cada Natal, no dia 25 de dezembro; presépio deve ser desmontado no dia 6 de janeiro

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 16/12/2018
Horário 05:09
 Marcio Oliveira: Respeitando a tradição religiosa, o menino Jesus é colocado apenas no dia 24 de dezembro em sua manjedoura
 Marcio Oliveira: Respeitando a tradição religiosa, o menino Jesus é colocado apenas no dia 24 de dezembro em sua manjedoura

Conforme o jornal mensal Anúncio da Diocese de Presidente Prudente, montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas. E um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal. O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. O termo vem do latim Praesaepe que significa estrebaria ou curral. A presença do menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.

Foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro em uma gruta, na Itália. Na época, a igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo dele era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta. E pelo terceiro ano consecutivo o metalúrgico Jair Ferreira de Castro, 71 anos, monta o seu lindo presépio bem em frente à sua casa, que fica no Jardim Planalto, em Presidente Prudente. Inúmeras são as pessoas que passam pelo local para fotografar, tamanha a beleza!

“A satisfação dele é a nossa alegria! E este ano, ele não esperou nem a nossa ajuda, montou tudo sozinho. Ele fica numa ansiedade tão grande!”, exclama a filha Cássia Ferreira Poiato, 40 anos.

A netinha Nayra Fernanda é um dos presentes vivos do senhor Jair! Ela faz questão de estar perto do vovô enquanto ele monta o presépio. “Precisamos agradecer o nascimento do Nosso Senhor. Esta é uma forma singela que encontrei de demonstrarem minha gratidão, o meu amor ao nosso Pai e ao Filho, que deu a sua vida por nós, e ao Espírito Santo!”, expõe senhor Jair.

 

Há três anos

Jair começou a sonhar em ter o seu próprio presépio em casa lá no final de 2015 quando viu um no trevo de Paraguaçu Paulista. Ele achou lindo! Foi à busca de onde poderia fazer as peças, descobriu uma fábrica de Londrina (PR) e pronto, sonho realizado: 17 peças entre animaizinhos, Maria, José, os reis magos... As maiores medem 60 centímetros.

“Agora a gente aprecia a beleza dele durante as noites e a alegria de quem para observá-lo! Aguardemos o dia 25, para colocarmos o nosso menino Jesus em sua manjedoura”, destaca o aposentado, esposo de dona Isaura, devotos fervorosos de Nossa Senhora Aparecida, mãezinha que faz parte da família e também ganhou uma gruta com 2 metros e 20 cm (centímetros) no fundo da residência do casal.

 

Figuras e simbologia

Cada figura do presépio tem sua importância. Os animais representam a natureza a serviço do homem de Deus. No nascimento de Jesus forneceram calor ao local e simbolizam a simplicidade do local onde Jesus quis nascer.

Maria é a mãe do Menino Jesus, a escolhida para ser a mãe do Salvador. É aquela que disse sim a vontade de deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus. José é o pai adotivo de Jesus, o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a ele uma profissão, a de carpinteiro. São José deu ao menino Jesus a experiência de ser filho de um pai terreno.

Pastores. Depois de Maria e José, os pastores foram os primeiros a saberem do nascimento do Salvador. Os pastores também simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas.

O anjo! Ele é o mensageiro de Deus, comunicador da boa notícia. O anjo do presépio, normalmente, segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, que significa: Glória a Deus nas alturas.

A estrela simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador e orientou os reis magos onde estava Jesus. É a indicação do caminho que se deve percorrer para encontrar o Menino Jesus.

Os reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da Ciência. Conheciam autonomia, medicina, e matemática. Eles representam a ciência que vai até o Salvador. E o reconhece como Deus. Segundo São João Paulo II, “a verdadeira ciência nos leva à fé”, pois nos revela a grandeza da criação.

 

Presentes preciosos

Ouro, incenso e mirra. Estes foram os presentes que os magos ofereceram ao Menino Jesus. O ouro significa a realeza; era um presente dado aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. Dando este presente a Jesus, os magos reconhecem que o menino é divino. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. É um presente profético, anuncia que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado será eterno.

 

Publicidade

Veja também