José Reis: Jaquetas jeans, calças e vestuário em tricô ganham destaque com a chegada do outono

Foto: José Reis: Jaquetas jeans, calças e vestuário em tricô ganham destaque com a chegada do outono

TENDÊNCIAS

Moda do outono une delicadeza e tons vibrantes

Neste ano, as vendas recebem uma valorização de até 20% a mais que no ano passado, conforme lojistas de Presidente Prudente ouvidos pela reportagem

  • 29/03/2019 10:00
  • WEVERSON NASCIMENTO - Da Redação

O outono chegou e com ele, as novas tendências também dão a “cara” para a estação. Apesar de já termos informado neste periódico que o prognostico é de que os dias de frio sejam por pouco tempo, há quem sempre se prepara para a estação com estilo. Neste ano as vendas recebem uma valorização de até 20% a mais que no ano passado, conforme lojistas de Presidente Prudente ouvidos pela reportagem. A dica para compor o visual no outono vai desde a delicadeza até tons mais vibrantes

Segundo a proprietária da loja Jorge Bischoff, Satico Sakai, 59 anos, os produtos que mais saem na estação são sapatos scarpins e botas de cano curto, além dos tradicionais tênis que continuam em alta por oferecerem mais conforto ao consumidor. “Além destes produtos, nós sentimos uma forte procura também por sandálias e sapatos abertos, isso porque o frio em nossa região não é tão intenso”, frisa. A empresária ainda relata que neste mês de março as vendas foram positivas em relação ao ano passado, pois considera que após os períodos de início de ano o mercado acabou reagindo.

Em outra loja de calçados, as vendas acabam movimentando o período. O gerente da Jô Calçados, Thiago Silva Novaes, 26 anos, estima 20% de vendas a mais do que no ano passado. “Neste ano os produtos que caíram no gosto dos consumidores são os mules e sapatos animal print, essa tem sido a grande procura na loja devido a estilos e tendências que foram lançadas”, frisa.

No que diz respeito aos vestuários, a procura ainda não é tão significativa, mas a expectativa é que aumente nos próximos dias. Segundo o gerente da loja Anticorpus, João Guilherme Ignácio, 21 anos, a troca de estação faz com que a procura por vestuários aumente em até 20%, isso porque o outono-inverno é considerado uma data de importância para o setor. Os itens que mais ganharam destaque até o momento foram às jaquetas jeans, calças e vestuário em tricô. “Nossa região tem muito calor, então só buscam por produtos quando realmente chega à temporada de frio, mas buscam!”, ressalta.

De acordo com a gerente da loja Chik Center Modas Ilimitadas, Cláudia Obici Franco de Aguiar, 37 anos, no momento os produtos que mais saem são destinados às crianças, como moletons e roupas meia-estação. “Isso acontece porque a criança tem uma necessidade da compra por elas desenvolverem muito de um ano para o outro. Já os adultos acabam levando somente os produtos quando estão em promoção ou pela necessidade”, conta. Neste ano, a gerente relata que busca está tranquila em relação ao ano passado. “Estamos percebendo que até o momento a procura tem sido pouca, mas com a chegada do frio mais intenso esperamos atender um público maior”, explica.

Tendências

Ficou com dúvida de como se vestir na estação? Convidamos o personal stylist, Lucas Sant’ana, 30 anos, para dar dicas de como se vestir bem e de forma confortável neste outono. De acordo com o profissional, como em qualquer outra estação, o bom senso é sempre bem-vindo e saber o limite é essencial. “Já dizia Coco Chanel ‘tendência sai de moda, estilo jamais!.’ Então, estar bem informado sobre proporções, o que nos cai bem é importante. Juntando isso com as tendências, fica um combo arraso! Assim, dentro do seu estilo, vale introduzir essas tendências que vão estar presentes do nosso’ nem tão frio assim’”, ressalta.

A dica para compor o visual no outono vai desde a delicadeza até tons mais vibrantes. “Animal print reinventado, a estampa animal nunca sai do foco dos fashionistas, e dessa vez vem em formas mais ousadas. O neon entre o vai e volta está em várias coleções da estação. Quanto às sobreposições, há quem ame e quem odeie, mas nessa temporada o que não vai rolar é passar frio! Abuse das misturas e texturas. No brilho temos as opções de tecidos com pegadas de vinil, couro esmaltado, verniz, entre outros. Estilo western, mais uma vez voltando, e sempre muito bem-vindo com sua pegada faroeste e delicadeza nas misturas!”

Quanto aos pés, o personal afirma que o neon estará presente, assim como o animal print e as botas são peças obrigatórias para temporada. “Os sneakers e os comfort shoes se consolidam a cada temporada! As pessoas estão mais conscientes do conforto”, destaca.

O profissional ressalta que o look estará perfeito quando a pessoa se sentir bem e a vontade com a roupa que escolheu. “Dentro disso, está às tendências, não adianta você estar dentro do look perfeito para o fashion business [dentro de todas as tendências] e não estar confortável e se sentindo bem! Então, o look perfeito é o que junta informações de moda mais o bem-estar”, declara.