Mitos modernos da nutrição 1

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 04/10/2019
Horário 04:30

Você já provou um delicioso e nutritivo copo de leite batido com manga? Pois, algumas pessoas ainda têm medo desta “combinação perigosa”. As crenças sobre a alimentação sempre foram transmitidas e recebidas sem contestação ao longo das gerações. Ainda hoje, algumas informações sem procedência conhecida e sem qualquer base na ciência são respeitadas, simplesmente considerando a experiência e autoridade dos pais, avós etc.

Criatividade e comunicação
Na alimentação, a criatividade humana também é infinita e os meios de comunicação de acesso instantâneo facilitaram grandemente a difusão de novas informações inventadas – fake news, que continuam sem sustentação em bases científicas. É até contraditório, pois as informações científicas também estão facilmente ao alcance de todos.                 
Autoridade do livro
Quando uma informação se torna um livro, que é comprado e lido por centenas de milhares de pessoas, recebe quase que definitivamente o “selo de verdade incontestável”. Quem já leu ou segue os ensinamentos do livro “Barriga de Trigo”, publicado em 2013 por um profissional da saúde? Cerca de 2 milhões o compraram e outros tantos milhões receberam as informações principais e passaram a aplicar.
Glúten é um vilão?
De acordo com o livro, sim. Mas, verdadeiramente, a proteína gluteína (glúten), presente no trigo, cevada e centeio, faz mal apenas para algumas pessoas: cerca de 1% da população que sofre da doença celíaca. Trata-se de uma reação imunológica que causa inflamação no intestino após o consumo de glúten e provoca distensão abdominal, diarreia, má absorção intestinal e perda do apetite. 
Ótimas fontes de carboidratos 
Salvo a exceção dos celíacos, trigo e demais cereais, com ou sem glúten, são ótimas opções para o consumo de carboidratos e outros nutrientes. O pão, as massas e outros produtos de trigo podem ser consumidos, ressalvando a quantidade. Certamente, não é o “mito moderno” glúten ou o amido do pão, do macarrão etc, que causam “barriga”, conforme sugere o título do livro, mas sim o consumo excessivo de carboidratos e gorduras.
Low carb / hight fat
Desde 1920, as dietas restritivas em carboidratos são estudadas. A partir de 1970, supostos especialistas em alimentação elegeram os carboidratos como vilões. Passados 50 anos, essa suposição persiste como um “mito moderno”. Prova disso? Nestas cinco décadas, enquanto milhões estavam usando as dietas com restrição de carboidratos, porém ricas em gorduras, o sobrepeso e a obesidade só fizeram aumentar no mundo. 
Publicidade

Veja também