Miséria da África comove dentista de Presidente Prudente

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 09/03/2019
Horário 10:00
Ubiratan Sevilha: “Alguns amigos dizem que no Brasil temos problemas, sim, é verdade, mas nada se compara com a África. No Brasil, os programas de governo, igrejas, prefeituras e outras ações atenuam o sofrimento”
Ubiratan Sevilha: “Alguns amigos dizem que no Brasil temos problemas, sim, é verdade, mas nada se compara com a África. No Brasil, os programas de governo, igrejas, prefeituras e outras ações atenuam o sofrimento”

Nas aldeias de Moçambique, país de língua portuguesa, localizado na região mais pobre do mundo, a África Subsaariana - um milhão de pessoas sofre com a fome e consomem água suja. A maioria são crianças órfãs de pais mortos pelo HIV e malária. Trabalham em troco de um prato de comida e não vão à escola. As pessoas chegam a ficar até 3 dias sem nenhuma refeição e andam quilômetros para conseguir 20 litros de água não potável. Há regiões em que não chove regularmente há 14 anos.

Essa realidade atrai voluntários de todo mundo, para socorrer a miséria moçambicana, contribuindo para amenizar o sofrimento daquele povo.

O cirurgião dentista Ubiratan Sevilha está retornando de lá neste final de semana, após participar de uma missão da ONG Fraternidade Sem Fronteiras. O grupo levou 2,5 toneladas de medicamentos, material de higiene e alimentos.

“Em ambiente de incentivo à vivência fraterna, levamos alimentação, cuidados com a saúde, orientação à higiene, atividades pedagógicas, recreativas e culturais”, explicou Sevilha, que atuou durante 10 dias na região de Muzumuia, Província de Gaza, no interior de Moçambique, num grupo de 12 voluntários brasileiros, alguns médicos, enfermeiras e dentistas.

“Foram 10 dias de ação do bem”, afirmou. Segundo ele a ONG abriu dezenas de poços artesianos, casas e escolas, numa região de alto índice de orfandade, AIDS, fome , seca e ausência do poder público.

“Alguns amigos dizem que no Brasil temos problemas, sim, é verdade, mas nada se compara com a África. No Brasil os programas de governo, igrejas, prefeituras e outras ações atenuam o sofrimento”, relatou.

Ubiratan, que tem consultório odontológico em Presidente Prudente disse que durante esse período vivenciou situações “de cortar o coração”, como encontrar famílias de crianças órfãs que cuidam dos irmãos menores, uma delas com três meninas e um menino de 1, 2 , 5 e 7 anos de idade, vivendo em condição “dolorosa e desafiadora”, definiu. A equipe da ONG Fraternidade sem Fronteiras rapidamente se mobilizou para o atendimento básico. O bebê foi amamentado com o leite artificial e as crianças incluídas num programa para serem assistidas no Centro de Acolhimento. O grupo propõe construir uma casa para eles, que custa por volta de 3.500 reais e comprar colchões mantas e utensílios. Interessados em colaborar podem depositar qualquer valor na conta da Fraternidade sem Fronteiras (Banco do Brasil - Ag.: 5783-5 C/c. 26224-2).

Em Moçambique há mais de um milhão de órfãos e mais de 610 mil deles o são devido ao HIV/Aids. Mais de 24 mil famílias são chefiadas por crianças.

“Seguimos servindo, conectando corações, amenizando o sofrimento e promovendo a dignidade humana. Vamos juntos?!”, convida Ubiratan Sevilha para todos conhecerem o trabalho da ong www.fraternidadesemfronteiras.org.br

A Fraternidade sem Fronteiras organiza caravanas de padrinhos da causa, que custeiam as próprias despesas e vão à Moçambique, na África, conhecer o trabalho humanitário. São médicos, dentistas, educadores, artistas, profissionais liberais - voluntários que se unem para conhecer a realidade e ajudar nas tarefas de acolhimento às famílias.


Criança moçambicana: “Alegria delas é contagiante, mesmo diante do sofrimento”, constatou o cirurgião dentista de Presidente Prudente

Ubiratan Sevilya despedindo-se do amigo de Muzumuia

Crianças aguardam pela ajuda humanitária, em Chicualacuala, na fronteira com o Zimbábue

Ubiratan participa do atendimento médico e distribuição de medicamento: “Compareceram mais de 300, alguns percorreram 25 km a pé para conseguir um analgésico” — em Chicualacuala

 

Bom dia

Deseje o bem que o resto vem.

 

Boa notícia

A montadora sueca Scania acaba de montar um Centro de Serviços na região, através de sua startup Lots Group. A unidade foi criada para atender demandas de logística, transporte e manutenção automotiva na área do agronegócio (cana de açúcar, grãos, madeira, algodão, etc.). Inicialmente a Lotes Grou atende a Usina Cocal. A empresa já contratou contratou uma série de profissionais aqui de Presidente Prudente, sendo que ainda negocia com outras empresas para estender e expandir sua operação na região de Presidente Prudente.

 

Referência

A Transpes – Trasnsportes Pesados S/A, de Betim, MG, contratou a Aron Consultoria de Presidente Prudente para realizar todo o ajuste em sua estrutura organizacional, incluindo Plano de Cargos e Salários, Remuneração Variável, ajustes no Plano de Carreira e no processo de Gestão de Desempenho.

 

Atuação nacional

Outra boa notícia da Aron Consultoria de Presidente Prudente é sua contratação pela Inova BH de Belo Horizonte, a primeira “PPP” (Parceria Público Privada) do Brasil, com mais de 500 funcionários. A equipe de Antonio Carlos Cruz está encarregada de reestruturar todo o Plano de Cargos, Salários e Carreira da empresa. A Inova BH administra 51 Escolas Municipais “escola com estrutura modelo” no município de Belo Horizonte-MG, com uma forma totalmente voltada para a inovação e sustentabilidade no processo de administração e conservação predial. Nos últimos cinco anos recebeu mais de 10 prêmios por todo o país, por ser considerada uma empresa revolucionária em termos de gestão e inovação dentro de sua área de atuação. A escolha da Aron Consultoria deve-se à sua expertise na área de Startup, Inovação e Tecnologia.

 

Alto padrão

O Torres de Inglaterra é um empreendimento imobiliário de alto padrão, parte do complexo Euro Park Morumbi. Esta é, com certeza, uma das mais inovadoras propostas de edifícios residenciais já vistos em Presidente Prudente. Os interessados podem conhecer apartamento decorado, no show room da construtora Artenge, ao lado da Churrascaria Tchê, diariamente, das 9h às 19h, e aos domingos, das 9h às 13h.

ZOOM Amanda Piffer, no Seu Bastião Pub

Foto: Eduardo Rizzo

DIVERSÃO O advogado e empresário Wesley Cotini curtiu o carnaval em Salvador, na Bahia

PASSEIO Rita e Aldir Dalefi em viagem pela Carretera Austral, oficialmente chamada de Ruta 7, localizada no sul do Chile (regiões de Los Lagos e Aysén)

O conselheiro Henrique Liberato Salvador e os novos médicos credenciados pelo CRM

CREDENCIAMENTO

CRM entrega Carteira Profissional

para 10 novos médicos na cidade

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo entregou na manhã de 26 de fevereiro, a Carteira de Profissional Médico, para 10 médicos formados na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

A entrega foi realizada na sede da entidade em Presidente Prudente com a presença dos familiares dos médicos. O Conselheiro do CRM, Henrique Liberato Salvador acolheu os profissionais e explicou o verdadeiro exercício da profissão. “Para essa nova vida que vocês iniciam hoje, façam o melhor, para não ser igual, faça a diferença, seja atencioso com seu paciente, tenha amor, atenção, preocupação carinho, não maltratar o doente, isso a escola não ensina está dentro de vocês”, explicou Salvador.

Segundo doutor Henrique é primordial para os novos médicos atuarem com dedicação buscando sempre melhor qualificação para que possam oferecer qualidade para a população. Ressaltou ainda que a função do CRM é de fiscalizar o trabalho dos médicos no que diz respeito à ética profissional promovendo a valorização do médico.

 

RAPIDINHAS

...

O Brasil sairá da crise por força natural da inércia do mercado e do bom trabalho dos brasileiros. Só!

...

Arquiteta Marina Botigeli acaba de concluir o projeto da nova clínica do psicólogo Durval Ricci Junior, no Edifício Torre WL.

...

A dermatologista Tatiana Andrade foi a convidada da semana no Rotary Club Sul, para falar sobre “Cuidados com a pele”.

...

Os fisioterapeutas Diogo Luis Pernas e Matheus Guarezi concluíram ontem sua aventura de bicicleta, pelo caminho da fé, de Águas de Prata a Aparecida do Norte.

...

Ponto final: Gentileza, o profeta, tinha toda a razão quando respondia aos que o chamavam de maluco: “Maluco pra te amar, louco pra te salvar”.

 

Publicidade

Veja também