Miopia atinge de 22% a 30% da população mundial

REGIÃO - ANNE ABE

Data 22/10/2017
Horário 05:06
José Reis, Omar, explica que a miopia pode ser corrigida de três formas
José Reis, Omar, explica que a miopia pode ser corrigida de três formas

Caracterizada pela curvatura acentuada da córnea ou comprimento do olho acima do normal, a miopia é uma condição ocular muito comum, que leva a uma dificuldade em enxergar para longe. Especialistas em saúde oftalmológica apontam que houve um aumento no número de pessoas com a patologia, que afeta de 22% a 30% da população mundial. Além disso, estudos clínicos mostram que mais de 40% da população possui erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O aumento na incidência da miopia pode estar atrelado ao uso excessivo da visão, que pode estar atrelado à frequência da utilização de celulares e computadores, de acordo com o oftalmologista, Omar Muraad. Acrescenta que a patologia pode atingir as pessoas em qualquer fase da vida, sendo mais frequente na adolescência. Contudo, explica que a miopia apresenta a possibilidade de ser corrigida, a partir de três tratamentos: uso de óculos, na maioria das vezes, lente de contatos corretoras, e, em último caso, cirurgias refrativas a laser.

“A cirurgia era um tabu, muitos falavam que, após a sua realização, aumentaria as possibilidade de desenvolver astigmatismo, mas o laser corrige ambos. Ela é indicada aos que não se adaptam com os óculos ou lentes, e os que praticam exercícios físicos. Ainda assim, é preciso realizar exames pré-operatórios, que vão apontar, com segurança, a necessidade da cirurgia”, explica Omar Muraad.

 

Patologia

A miopia se origina afetando uma de duas estruturas nobres do olho humano: a córnea ou o cristalino. Assim, em um globo ocular com perfeita saúde, esses elementos possuem uma curva lisa, que permite a passagem de luz e a formação da imagem adequadamente. Quando elas não formam uma curva perfeita, os raios acabam não sendo refratados da maneira que deveriam e a imagem perde o foco, segundo o cirurgião oftalmologista, Paulo Roberto Kozar.

O profissional acredita que a principal causa seja a genética, podendo se desenvolver de forma gradual, iniciando na infância e adolescência na maioria dos casos, sendo diagnosticada entre os oito e 12 anos. Explica que nesse período da vida, os olhos estão em processo de desenvolvimento e, por isso, a forma pode mudar. Já nos adultos, o surgimento de miopia, quando não apresentavam a patologia na infância, pode estar associado a outras doenças, como, por exemplo, a diabetes ou catarata.

“Por tratar-se de uma forte predisposição genética, não há muito o que fazer para prevenir a aparição da miopia. Porém as pessoas devem evitar de coçar os olhos de forma excessiva para não deformar a córnea”, acrescenta Kozar.

 

Publicidade

Veja também