Mestre churrasqueira

A prudentina Julia Marina Balizardo Carvalho mudou de vida drasticamente, falando do meio profissional, e hoje ganha a vida cozinhando e trocando experiências nas redes sociais

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 16/02/2020
Horário 07:02
Cedida: Julia viajou a lugares a procura de conhecer de perto técnicas de churrasco
Cedida: Julia viajou a lugares a procura de conhecer de perto técnicas de churrasco

Sabe aquelas histórias de mudança drástica de vida e rotina, seja ela qual patamar for? Pois é, hoje atuante como mestre churrasqueira, Julina Maria Balizardo Carvalho - 29 anos - protagonizou, em sua vida, uma dessas reviravoltas radicais, pelo menos no ramo profissional. De psicóloga a também digital influencer, hoje ela ganha a vida operando em festas particulares com ênfase em eventos gastronômicos, além de ser bem ativa nas redes sociais, com feedback positivo do público. Há quatro anos na empreitada, o novo estilo de vida ganhou ainda capítulos nacional e internacional, com direito a disputa de campeonato do ramo.

Mas será que ela sempre quis fazer isso? “Na verdade não. Nunca tinha visto a gastronomia e muito menos o churrasco como profissão”, responde Julia. O que ela gostava mesmo era “de comer bem e cozinhar”, brinca. Até porque, a mestre churrasqueira tinha outra profissão.

E foi aí que tudo começou. Formada em Psicologia e pós-graduada em Psicanálise Clínica, Julia não se acanha em dizer que, mesmo atuando na área, não se via feliz com a profissão. E sem medo dos desafios, decidiu mudar de rumo. “Ingressei na faculdade de Gastronomia da Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], e durante o curso me deparei com carnes de qualidade e descobri novas técnicas para prepará-la, e assim fui atrás de aprender e estudar mais sobre carnes e churrasco”, explica.

E estudar significa também viajar. Pesquisa de campo é o temo certo. Depois que descobriu diferentes técnicas de preparo, como parrilla, american bbq (que é a defumação) fogo de chão e varal, procurou ver tudo isso de perto. Sendo assim, a mestre churrasqueira ficou um mês em uma cozinha experimental do restaurante Outback, nos Estados Unidos da América, para aprender tudo sobre carnes e grelhados.

“Viajei para o Texas para experimentar os melhores restaurantes de defumados e também fui para a Argentina aprender mais sobre suas técnicas e recentemente para Nova York para conhecer os melhores restaurantes de carne”, destaca. Fora isso, ela ainda lembra que teve a oportunidade de conhecer vários chefs libaneses, argentinos e suecos, quando participou do Campeonato Internacional de Parrilleiro, no Chile, em 2019. E a próxima parada: Houston, no Texas, para um campeonato de American Bbq.

@juliambcarvalho

Então hoje, Julia é dona de uma empresa que trabalha incumbida de fazer eventos e festivais de churrasco, além de ter parcerias com algumas marcas para divulgação nas redes sociais. Sucesso no Instagram, a pretensão nem era estar nesse meio. Mas, foi um cair de paraquedas que deu certo! “Na verdade trabalhar nas redes sociais pra mim foi muito diferente. Nunca tinha pensado nisso como profissão. Eu usava a minha página no Instagram apenas para divulgar meu trabalho, dar dicas e postar algumas receitas, mas sem pensar que poderia se tornar um trabalho em si”, completa.

O que ela também destaca é que nesse meio pode ver um crescente no interesse de mulheres no ramo que, segunda ela, tem como maioria o público masculino. No entanto, isso tem mudado e foi pela rede social que a mestre também pôde constatar. “O número de mulheres aumentou de quando comecei, há quatro anos”.

Porém, mesmo diante de tudo isso, ela ainda não se considera uma referência, pois acredita que há muito o que percorrer ainda. “Mas, constantemente recebo mensagens de mulheres que se inspiram no que eu faço e querem fazer o mesmo. Fico feliz em saber que de alguma maneira consigo encorajar mais mulheres a entrar no ramo de churrasco e cozinha”, finaliza.

“Viajei para o Texas para experimentar os melhores restaurantes de defumados e também fui para a Argentina aprender mais sobre suas técnicas e, recentemente para Nova York, para conhecer os melhores restaurantes de carne”
Juliana Maria Balizardo Carvalho, mestre churrasqueira

 

Dá pra colocar uma foto aqui
Experiência de sobra...

Julia é formada em Gastronomia pela Unoeste, além de ter feitos diversos cursos para se especializar em Carnes de Qualidade e Técnicas de Churrasco. Hoje as técnicas que ela faz são grelha, fogo de chão, varal e defumação. É juíza internacional de churrasco pela KCBS (Kansas City Barbecue Society) e pela Pitmasters Brasil, bem como instrutora de churrasco defumado também pela Pitmasters Brasil. Faz parte do seleto grupo de especialistas do churrasco da Sociedade do Churrasco Tramontina e tem a própria empresa que realiza eventos e festivais de churrasco, assim como é criadora de conteúdo nas redes sociais.


 

 

Publicidade

Veja também