Mesmo nas férias, crianças devem manter rotina

Pais precisam ficar atentos aos cuidados com o sono, alimentação e saúde bucal dos pequenos neste período “desregrado”

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 19/07/2018
Horário 06:01
José Reis - Rotina alterada tem dificultado refeições da pequena Maria Eduarda
José Reis - Rotina alterada tem dificultado refeições da pequena Maria Eduarda

O período de férias tende a abalar um pouco a rotina da casa, principalmente em relação às crianças. Alterações no sono, falta de fome ou consumo de alimentos inadequados, e falha com o cuidado bucal são algumas das consequências desse cotidiano mais agitado. Por isso, os pais devem colocar alguns limites e seguir algumas orientações para amenizar os sinais dessa rotina mais flexível.

De acordo o pediatra Paulo Roberto Ursolino, 63 anos, as crianças, por não estarem frequentando a escola, acabam dormindo e acordando mais tarde, o que acaba interferindo até no horário das refeições. “Se a criança acorda pelas 11h, consequentemente, ela cortará uma refeição. Ou tomará só café da manhã ou irá almoçar”, explica. No entanto, Paulo diz que os pais devem deixar os pequenos desfrutar das férias, porém, é necessário evitar os excessos. “Elas [crianças] podem sim dormir um pouco mais de manhã, ou ter um horário mais livre de refeições. Porém, tem que haver sempre um bom senso”, declara.

O pediatra também orienta que os pais devem estimular as crianças a ficar menos na internet e brincar em locais ao ar livre. “Atividades no meio externo, brincadeiras ao sol, e passeios em lugares públicos são ações importantes para serem desenvolvidas nas férias”, aconselha.

Aline Morello de Oliveira, 31 anos, vem passando algumas dificuldades com a filha Maria Eduarda, de 2 anos, que está de férias. “Principalmente para comer e dormir, a rotina mudou totalmente. Ela tem acordado tarde, e quando acorda já quer mamadeira e isso acaba tirando a fome. Tenho que tentar muito para conseguir que ela coma ao menos algumas colheradas”, afirma. A mãe declara que está tentando regular os horários da filha. “Na verdade, nessas horas, eu, que sou mãe de primeira viagem, não sei muito como agir. Porém, eu procuro não fazer só as vontades dela e tento manter os horários, mas não é muito fácil”, assume.

Acidentes domésticos

Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, Rafael Rogel Torres, 31 anos, os acidentes domésticos apresentam aumento significativo no período de férias, por isso, os pais devem dobrar os cuidados com as crianças. “Os principais acidentes desta época são: queimaduras, ingestão de produtos tóxicos ou remédios e engasgamento”, declara. De acordo com o tenente, as crianças devem estar sempre sob supervisão de um adulto.

Para evitar alguma ocorrência, Rafael orienta que os pais devem sempre colocar remédios e produtos de limpeza em locais altos ou de difícil acesso, pois alguns possuem odores e cores que são chamativos para as crianças. Além disso, ele aconselha a colocar protetores em tomadas, para não haver risco de choques. Para quem mora em apartamentos ou sobrados, a dica é colocar protetores ou telas em janelas ou sacadas. Na hora de utilizar os fogões, deixar sempre os cabos das panelas para dentro e de preferência usar as bocas do fundo.

CUIDADOS

- Leve as crianças para dormir mais cedo, por volta das 19h, 20h e 21h, antes de todos os adultos irem para cama;

- Mantenha uma rotina rígida para que a criança saiba diferenciar noite e dia;

- Sonecas durante o dia são aceitáveis, desde que não sejam exageradas e comprometam o descanso à noite;

- Durante o dia, deixe as janelas abertas e todos os sons ambientes da casa liberados, enquanto à noite, priorize um local silencioso e no quarto da criança um ambiente escuro ou com luz baixa;

- Diminua o consumo de doces e carboidratos. O açúcar pode aumentar a possibilidade do surgimento de cáries. O mesmo ocorre com os carboidratos, que se transformam em açúcares após a digestão;

- Faça a higiene bucal em até 30 minutos após a ingestão dos alimentos, com o uso de escova, fio dental e enxaguante específico para crianças;

- Em casos de acidentes dentários, é recomendado higienizar o local com soro fisiológico. Se o dente ou o fragmento for encontrado, é importante levá-lo no atendimento com o cirurgião dentista, pois em alguns casos há a possibilidade de reimplante.

Fonte: Crosp e IBORL

Publicidade

Veja também