Mês de setembro fecha com 12 mortes no trânsito em 9 municípios

Dados do InsofigaSP, divulgados ontem, também mostram que, em comparação ao mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 33%, quando foram contabilizados nove

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 23/10/2019
Horário 10:57
Arquivo - As mortes em acidentes envolvendo carros foram maiores no último mês
Arquivo - As mortes em acidentes envolvendo carros foram maiores no último mês

Na contramão dos dados estaduais - queda de 4,1% -, a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, cuja sede fica em Presidente Prudente, revelou um aumento de 33% nas mortes no trânsito, ao contabilizar 12 óbitos no período, em nove municípios do entorno. Na conta, o número tem três ocorrências a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados nove falecimentos. Já no acumulado, de janeiro a setembro, a quantidade é igual para ambos os anos: 100. Os dados são do InfosigaSP, sistema do Governo Estadual, divulgados na tarde de ontem.

No estado, oito das 16 regiões administradas tiveram redução nos índices, enquanto as outras oito tiveram superávit, aumento na quantidade de mortes registradas. Nos maiores dos casos, vem a RA de Ribeirão Preto, com +58%, seguido pela RA de São José do Rio Preto: +48% e a RA de Presidente Prudente, com +33%.

Lembrando que, no último mês, ocorreu a Semana Nacional do Trânsito, quando o próprio e o Estado e os Executivos municipais estiveram integrados em atividades de conscientização. Sobre isso, a coordenadora do programa Respeito à Vida, Silvia Lisboa, destaca que o Governo de São Paulo esteve presente em mais de mil iniciativas no período, com reforço também nas operações de fiscalização. “O objetivo agora é investir ainda mais em educação e também nas parcerias com as Prefeituras, promovendo intervenções em pontos críticos identificados pelo InfosigaSP”, explica.

Na região, os nove municípios que registraram mortes foram: Dracena, Indiana, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Pacaembu, Panorama, Presidente Prudente, Rancharia e Santo Anastácio.

 

Perfil da vítima e acidentes

Das 12 mortes registradas, nove são de homens, ou seja, em 75% dos casos. Em seis vezes a vítima era o condutor. Na maioria dos casos, os acidentes foram no período da noite (cinco), envolvendo um automóvel (seis), em atropelamentos e colisões (quatro casos em cada tipo). Ademais, cinco ocorrências foram nas rodovias e sete em vias municipais.

Publicidade

Veja também