Mercado reúne história e tradição

Comerciantes, muitos deles com mais de duas décadas de trabalho, viveram as mudanças do local ao longo dos 85 anos de existência em PP; qualidade dos produtos e atendimentos se destacam

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 14/09/2019
Horário 09:10
Paulo Miguel: Família Barreto vende secos e molhados no Empório Modelo
Paulo Miguel: Família Barreto vende secos e molhados no Empório Modelo

Quando o Mercado Municipal de Presidente Prudente foi criado, em 1934, a cidade era ainda uma debutante, tinha apenas 15 anos de fundação. Atualmente, o centro comercial tem 85 anos, se firmando como uma das marcas mais consistentes na história do município. Toda essa representatividade não se deve às paredes que o sustentam, mas ao povo prudentino, tanto os que dedicam a vida para oferecer um bom produto, quanto aos que frequentam e fazem suas compras no tradicionalíssimo local.Desde 1993, o Mercado

Municipal está localizado na Rua Djalma Dutra, 790, na Vila Ocidental

Desde 1993, o Mercado Municipal está localizado na Rua Djalma Dutra, 790, na Vila Ocidental. Entretanto, este é o terceiro local onde esteve instalado. Na época de sua fundação, os comerciantes foram alocados onde hoje está a sede dos bombeiros, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo da Praça Nove de Julho. Na década de 70, o mercado foi transferido para as proximidades da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), onde atualmente está a Praça Dóbio Zaina, até que finalmente foi transferido para as proximidades do PUM (Parque de Uso Múltiplo).

Comerciantes destacam

valor histórico do local

Para os comerciantes e clientes, o grande diferencial do Mercado Municipal é a tradição, pois esta garante qualidade de produtos e atendimento, além, é claro, do valor histórico que o local traz consigo. “É um marco para Prudente. As grandes cidades, capitais, todos têm o mercado municipal, carrega uma história para a cidade”, afirma Paulo Barreto. Boa parte da tradição se deve à grande parcela de comércios familiares no local. Paulo divide os trabalhos com a esposa Sônia Regina e o filho Paulo Henrique.

A rotisseria de Rodrigo Luizari, 34 anos, não é um comércio familiar, entretanto, o chef de cozinha busca nas artes e na cultura manter o tradicionalismo do Mercado Municipal. “Além de ser um comércio, temos o apelo do Mercado Municipal, que por si só tem relevância. Minha ideia é agregar a cultura à gastronomia, afinal a gastronomia também é uma forma de arte. Temos alguns almoços externos, começamos servir para o público com música ao vivo”, aponta.

O cheiro do Mercado Municipal faz bem, o movimento nos boxes alegra, os papos e “causos” espalhados pelos corredores do local acalmam. É fácil, estando lá, sentir que se trata de um pedaço importante da história de Prudente, o clima reflete a grandeza. Talvez seja esta frase do chef Luizari a representação perfeita destes sentimentos. “Estar dentro do Mercado Municipal é um abraço”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também