Mentes Perigosas

OPINIÃO - José Renato Nalini

Data 09/05/2018
Horário 07:57

Uma vida melhor é o que todos querem. O mundo não está fácil. Os sinais emitidos por um convívio cada vez mais turbulento não são auspiciosos. Violência, intolerância, incompreensão, maledicência, puxadas de tapete, tudo parece conspirar contra o desejo que só encontra resistências. No final de tudo, as criaturas gostariam de viver em paz. De encontrar reciprocidade, carinho e amor.

O multipensador Alejandro Jodorowsky é um ícone da contracultura e escreveu o livro “A Jornada Espiritual de um Mestre”, com 82 ensinamentos, dos quais alguns já mencionei aqui. São lições aparentemente singelas e conhecidas. Mas valem uma reflexão. Penso que cada uma delas poderia ensejar uma redação. Excelente exercício para alunos que não conseguem desenvolver uma ideia e parecem desprovidos de imaginação.

Vamos lá, começando agora de trás para frente: Se você está meditando e aparece um diabo, faça o diabo meditar também! Obtenha coisas para compartilhá-las. Nunca visite alguém apenas para passar o tempo. Nunca glorifique suas fraquezas. Nunca se gabe de aventuras amorosas. Viva o dinheiro que ganhou. Quando alguém está falando com um público interessado, não contradiga essa pessoa e roube sua audiência. Não tente ser tudo para sua esposa ou marido. Aceite que há coisas que você não pode dar a ela ou a ele, mas que outros podem.

Se você está hesitando em fazer e não fazer, corra o risco de fazer. Se você decidir trabalhar para ajudar os outros, faça isso com prazer. Quando executar um trabalho, não deixe o esforço transparecer. Onde quer que você more, sempre encontre um espaço para dedicar ao sagrado. Não esqueça os mortos, mas conceda-lhes um lugar limitado, que não invada a sua vida. Olhe diretamente e não se esconda. Quando você ficar doente, considere a doença como sua professora, não como algo a ser odiado. Quando alguém perguntar sua opinião sobre algo ou alguém, fale apenas de qualidades. Aceite que nada lhe pertence. Nunca fale de si mesmo sem considerar que você pode mudar. Nunca se defina pelo que você possui. Não se justifique com ninguém e seja o seu conselheiro. Não tire fotografias com pessoas famosas. Não se adorne com ideias exóticas. Livre-se dos objetos inúteis.

Serviu para você algum desses conselhos? 

Publicidade

Veja também