Menores de 16 anos podem solicitar CPF na emissão do RG

Novidade vale na unidade de Prudente desde o dia 9 de novembro; neste ano, local completa 8 anos de funcionamento na cidade

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 08/12/2018
Horário 08:33
Marcio Oliveira - Ontem, Poupatempo completou 8 anos de atendimentos em Prudente
Marcio Oliveira - Ontem, Poupatempo completou 8 anos de atendimentos em Prudente

Os menores de 16 anos já podem solicitar a emissão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) quando forem emitir a primeira via do RG no Poupatempo de Presidente Prudente. De acordo com a assessoria do órgão, basta apresentar a Certidão de Nascimento e estar acompanhado de pais ou responsáveis. A novidade está disponível desde 9 de novembro deste ano. Por esse e outros serviços, sempre tem gente procurando o local. Prova disso é que apenas em 2018, o posto já recebeu 395 mil atendimentos. Existente na cidade desde 2010, a unidade carrega um histórico de 4,1 milhões de procedimentos realizados. Destes, o mais comum é o licenciamento de veículos, que somam 500,6 mil. Logo atrás estão segundas vias de RGs, com 292,3 mil; CNHs, 270,1 mil; e Atestados de Antecedentes Criminais, com 73 mil. Ontem, o Poupatempo completou 8 anos de atendimentos em Prudente.

De acordo com Franciany Galvão Bueno Costa, administradora da unidade desde a fundação na cidade, além da novidade, outro serviço oferecido na unidade é o “Encontre seu pai aqui”. A parceria com o MPE (Ministério Público Estadual) existe desde novembro de 2017 e tem como objetivo investigar e promover o reconhecimento paterno daqueles que não possuem o registro em documentos. “Temos uma procura de 2 ou 3 encaminhamentos por mês, consideramos um número baixo, mas sabemos que é um serviço importante e que muitas vezes não tem adeptos por falta de conhecimento”, relata. Assim como este, a responsável frisa que cada um dos serviços prestados são benéficos para a população. “Atendemos Prudente e região, então, o fato de trabalharmos com agendamentos traz a praticidade necessária para quem se locomove até aqui apenas para ser atendido”, expõe.

Opiniões

Heitor Gomes, 44 anos, passa o dia todo em Prudente, no entanto, reside em Presidente Venceslau. Na manhã de ontem, ele tirou um tempinho do serviço para ir ao Poupatempo renovar a CNH. De acordo com ele, a unidade literalmente “poupa o tempo”, já que conseguirá resolver o que precisa em um único dia. “Em Venceslau seria, no mínimo, uma semana, para resolver o assunto. Para quem trabalha é difícil, porque precisa ficar faltando no serviço”, conta. Assim como Heitor, outros usuários classificam o serviço da unidade como “100%, ótimo ou bom”, expõe a Assessoria de Imprensa do órgão, com base em pesquisa divulgada neste ano pela DKS Eventos.

Luciana Oliveira, 49 anos, também concorda com a pesquisa. Moradora de Pirapozinho, ela viaja até Prudente sempre que precisa “resolver as coisas rapidamente”. Na manhã de ontem, acompanhada do filho, esperava o atendimento no posto para retirar a segunda via do RG. “Separei e precisei refazer todos os documentos, se não fosse o Poupatempo, seria muito demorado”, conta. No entanto, embora concorde com a qualidade do serviço, não nega ao dizer que seria “muito melhor” se a cidade em que mora tivesse uma unidade. “A viagem, querendo ou não, é desgastante”.

Por esse motivo, Carolina Moreira dos Santos, 21 anos, reuniu a família para uma única viagem até Prudente. Moradora de Presidente Epitácio, ela esteve com a mãe e a irmã mais nova no Poupatempo para a emissão de novas vias de RGs. O motivo, segundo ela, é que a cidade onde vive não fornece mais o serviço. “Mas não tenho do que reclamar, sempre somos muito bem atendidas aqui”, relata.

SERVIÇO

Para agendar atendimento no Poupatempo, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br, ou baixar o aplicativo “SP Serviço” no celular. De acordo com a assessoria do órgão, por esses meios é possível também obter informações de prazos de entrega, valores de taxas e listas de documentos necessários para a realização dos procedimentos. A unidade de Presidente Prudente fica localizada na Avenida Brasil, 1383 - Vila São Jorge - (Em frente ao Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Publicidade

Veja também