Matarazzo recebe agendamento para Dia D Infantil

Ação consiste em visitação nas instalações do Centro Cultural Matarazzo; escolas municipais, instituições e escolas particulares podem fazer seu agendamento para um dia de conhecimento

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 06/06/2019
Horário 10:00

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura) disponibiliza agendamento para o Dia D Infantil. A ação consiste em visitação nas instalações do Centro Cultural Matarazzo como as galerias, pinacoteca, biblioteca, Infocentro, ateliê, sala de cinema e, posteriormente, uma sessão de contação de histórias na Biblioteca Infantil Benjamim Resende com a equipe da pasta. Escolas municipais, instituições e escolas particulares podem fazer seu agendamento para uma manhã ou tarde de conhecimento. Semanalmente, 500 crianças passam pelo local para as atividades, segundo a organização.

O projeto Dia D Infantil tem como proposta a contação de histórias de autores da literatura infantil e infanto-juvenil visando despertar na criança a alegria e o prazer de ouvir, ler e interpretar a si própria e a realidade que a cerca. Também dá condições à criança de entrar em contato com o mundo da literatura, através do incentivo à leitura, fazendo uso de diversas formas de contação de histórias, poesias e fábulas. Além disso, possibilita à criança um passeio que desperta a curiosidade da várias linguagens artísticas.

De acordo com a responsável pela biblioteca infantil, Nilcea das Graças de Souza Gomes, 68 anos, quando as crianças chegam ao local, é feito um passeio para conhecer as estruturas e o histórico do Matarazzo, de acordo com a faixa etária. Após as exposições, as crianças são encaminhadas para a biblioteca infantil onde é realizado o incentivo à leitura com a contação de histórias e um tempo livre para fazer uma leitura individual. “Diante das novas tecnologias, as crianças ficam muito tempo diante da TV e do celular e deixam de lado a leitura. Então, trabalhamos para que não deixem a leitura de lado, pois é importante e um dia precisarão para todas as situações da vida”.

No Centro Cultural Matarazzo, além das visitas para o incentivo à leitura, acontece também o projeto Lê no Ninho, que atende crianças de seis meses até quatro anos de idade, relata Nilcea. “É muito importante a criança estar em contato com a leitura desde muito cedo. E quando elas percebem que os pais gostam e crescem nesse ambiente de leitura, ela vai gostar também.

Serviço

Para visitas escolares o horário para o agendamento acontece de terça a sexta das 9h às 14h. O contato acontece com antecedência pelo telefone: 3226-3399 ramal 3326. Após o agendamento, um ofício deverá ser encaminhado a Biblioteca Municipal, pessoalmente ou pelo e-mail: biblioteca@presidenteprudente.sp.gov.br confirmando o dia e horário do agendamento. Caso seja necessário cancelar o agendamento, recomenda fazê-lo com antecedência através do telefone.

 

Publicidade

Veja também