José Reis: Vinicius Alexandre de 9 anos: “mexer com a argila é muito legal”

Foto: José Reis: Vinicius Alexandre de 9 anos: “mexer com a argila é muito legal”

APRENDIZAGEM

Matarazzo promove curso de modelagem em argila

Objetivo é proporcionar aos participantes a lida com o material primitivo, que traz inúmeros benefícios para o cotidiano; atividade ocorre todas as quintas, em Presidente Prudente

  • 18/09/2019 09:10
  • WEVERSON NASCIMENTO - Da Reportagem Local

“É um momento de contato com a natureza através da criação de obras de arte”, explica o arte educador, Cleyber Luciano Vieira, sobre o curso de Modelagem em Argila, que ocorre no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. O objetivo da oficina, segundo Cleyber que também é arquiteto e docente de design de interiores, é proporcionar aos participantes o contato como o material primitivo, que traz inúmeros benefícios.

“O primeiro deles é entrar em contato com a argila, é como pisar descalço no chão e descarregar todas as energias acumuladas durantes o dia. Manipular a argila é extremamente prazeroso e na modelagem você materializa em formas a sua imaginação. Com isso, você vai trabalhar várias situações de aprendizagem, seja de movimentos, capacidade de criar formas ou remodelagem”, explica.

A atividade chamou atenção do pequeno Vinicius Alexandre Fernandes da Silva Carvalho, 9 anos. Ele foi até o local após já ter tido experiência, em outras ocasiões, com a argila. “Mexer com a argila é muito legal. Estou produzindo uma árvore com algumas frutas, alguns galhos e um pássaro. Pretendo vir outras vezes”, conta.

O curso de modelagem em argila também serviu como uma terapia para o jornalista Salvador Cruz Netto, 28 anos, que tem esclerose múltipla. “Eu preciso me movimentar e fazer algum tipo de trabalho manual, então é uma terapia mesmo. Apesar de ser a primeira vez, estou gostando bastante”, declara.

Participação

A atividade tem como público-alvo crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos. A carga horária é de 15 encontros de 1h30 semanal. A atividade está dividida em duas turmas, sendo todas as quintas-feiras das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. O curso de Modelagem em Argila faz parte do Programa Sociocultural e Artístico da Secretaria Municipal de Cultura e segue até dezembro de forma gratuita.

Serviço

A atividade ocorre nas dependências do Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes, Presidente Prudente. Mais informações pelo telefone (18) 3226-3399.