COTIDIANO

Marketing, a profissão do futuro

  • 17/05/2019 04:29
  • Leonardo Lepre

De alguns anos para cá, tenho absoluta certeza de que você já consultou algum ranking contendo uma lista de profissões do futuro. Seja para verificar se você está em uma área que poderá ter crescimento ou ainda alterar o segmento em que atua, o que isso realmente significa?

Chamamos de profissões do futuro as ocupações profissionais sobre as quais existe uma tendência de grande valorização nos próximos anos ou ainda décadas. Isso porque espera-se que as atividades desenvolvidas pelos profissionais do futuro se tornem mais relevantes dentro das empresas nas quais a área já existe ou ainda surgirão novas empresas com demandas adicionais para esse tipo de atividade.

Pois é! E você sabia que nos últimos anos, toda lista confiável de profissões do futuro traz a área de marketing entre as dez primeiras colocadas? Mas, por que o marketing tem recebido tanta atenção, sendo destaque e visto como sendo uma profissão do futuro?

Vamos lá! Primeiramente, podemos citar o seu grandioso campo de atuação, que encanta cada vez mais os profissionais. Seja como analista de marketing, social media, trade marketing, pesquisa mercadológica, gestão de marcas, consultoria estratégica, marketing esportivo, marketing político, comunicação corporativa, desenvolvimento e gerenciamento de produtos, planejamento estratégico...

Ufa! E isso não é tudo, viu? A questão é que os profissionais de marketing conseguem se encaixar em diversos setores e nos mais variados departamentos de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Outra questão muito importante, é que todas as empresas que desejam se tornar mais competitivas, buscam profissionais de marketing para realizar seus planejamentos estratégicos de marca, relacionamento, posicionamento e até inovar, lançando novos produtos e serviços.

E claro, eu não poderia deixar de mencionar aqui o crescimento da área de marketing digital, que por sua vez, têm atraído muitas empresas, investidores e profissionais. Aliás, o meio digital é mais um canal de atendimento, de venda e relacionamento de empresas e clientes e claro, neste âmbito, perceba que estamos falando desde grandes grupos empresariais, até de empresas recém-criadas, de pequeno porte.

E eu posso te assegurar que os motivos não parariam por aqui. Você conhece alguém que fez ou está fazendo uma faculdade de Marketing? Se você está “namorando” essa área e pensa em ingressar em um curso superior de Marketing, é melhor ter em mente que sua profissão é extremamente importante no presente e será ainda mais indispensável no futuro. O mercado e os bons salários te esperam!

ÚLTIMAS DO AUTOR

Leonardo Lepre

Leonardo Lepre

Leonardo Lepre é coordenador do curso de Marketing da Toledo Prudente Centro Universitário, doutorando em Gestão da Inovação com foco no estudo da Gestão do Desenvolvimento de Competências.

PUBLICIDADE