Maria Alcina abre Sexta do Samba, amanhã, no Sesc Thermas

Até o fim de fevereiro, sete artistas subirão ao palco às sextas-feiras para celebrar o ritmo mais que brasileiro

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 04/01/2018
Horário 13:23
Divulgação | Murilo Alvesso, Cantora Maria Alcina apresenta “Espírito de Tudo”, o qual celebra os 50 anos do movimento tropicalista
Divulgação | Murilo Alvesso, Cantora Maria Alcina apresenta “Espírito de Tudo”, o qual celebra os 50 anos do movimento tropicalista

Sexta do Samba! Maria Alcina abre a programação de shows dançantes de um dos projetos do Sesc Thermas, em Presidente Prudente, que ganhou ainda mais aqueles que não abrem mão do som ritmado dos tambores, cavaquinhos e pandeiros! Até o fim de fevereiro, no total, sete artistas subirão todas as sextas-feiras, às 20h30, ao palco da Área de Convivência da unidade prudentina, para celebrar o ritmo mais que brasileiro. Nesta edição tem novidade com samba rock na parada! A entrada é gratuita, porém os convites devem ser retirados a partir das 14h deste dia 5.

E nada melhor para abrir a temporada 2018, do que a irreverente intérprete da música brasileira, dona de uma voz grave e de uma presença de palco contagiante. Maria Alcina apresentará ao público seu novo álbum “Espírito de Tudo”, qual celebra os 50 anos do movimento tropicalista com um repertório exclusivo produzido por Caetano Veloso.

Vale lembrar que a classificação indicativa para o show é de 16 anos. A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhado de responsável legal, com documentação oficial de ambos.

O técnico de programação do Sesc de Prudente, André Luis Locateli, expõe que com o sucesso das duas edições anteriores não tinha como não dar seguimento ao projeto que nasceu com a ideia de oferecer às pessoas que gostam, um lugar que pudessem dançar o samba e não apenas ouvi-lo.

André explica que pela repercussão tão bacana resolveram inovar e, além do samba tradicional e de enredo, nesta terceira temporada o samba rock também foi incorporado e vem representado por Graça Cunha e Bala de Troco.

 

Samba do bom

Conforme André, valorizar os artistas locais é outro ponto forte do Sesc com esse projeto. E, Prudente tem sambistas pra lá de bons. Logo, representando com louvor a classe prudentina e da região, a goelinha de ouro - Elly Guimarães - e Ulisses Souto.

“Se o samba é Brasil e temos artistas impressionantes na cidade e região, temos que valorizá-los, pois, a ideia do projeto é evidenciar a qualidade dos artistas locais e ao mesmo tempo trazer sucessos conhecidos em todo o país. Esperamos ver a Área de Convivência lotada, assim como nas edições anteriores”, convida o técnico de programação.

 

Maria Alcina

Em sua primeira aparição, quando defendeu “Fio Maravilha” na última edição do Festival Internacional da Canção, a cantora ostenta a exuberância performática que marca toda sua carreira artística. Na ocasião, vestida de odalisca, Maria Alcina dominou o palco ao cantar a música que celebra as façanhas do atacante flamenguista e, dando saltos e socos, ela imitou os jogadores na hora da comemoração do gol, o que empolgou a plateia do festival.

A sexualidade também é tema recorrente no repertório da artista. O tom erótico fica evidente em músicas cujas letras oferecem múltiplos sentidos, a exemplo de tradicionais cantigas nordestinas “Bacurinha” (“Papai, ai que calor/calor na bacorinha”) e “É mais embaixo” (“Passei com meu amado/peguei na cabeça dele/e ele disse: é mais embaixo, é mais embaixo”).

Durante a ditadura militar, essa postura foi considerada “libertina” e como “ameaça à moral e aos bons costumes preconizada pelo governo autoritário. Em 1974, Maria Alcina foi proibida de se apresentar em

No começo dos anos 2000, a intérprete se associou ao grupo eletrônico Bojo, com o qual lançou os álbuns “Agora” (2003) e “Maria Alcina, confete e serpentina” (2009), vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias “Melhor Cantora Popular” e “Melhor Disco Popular”, repletos de loops, samplers e sintetizadores. Agora, celebra os 50 anos do movimento tropicalista com o álbum “Espírito de Tudo”, contendo um repertório exclusivo de Caetano Veloso.

 

A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhado de responsável legal, com documentação oficial de ambos

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 de janeiro – Elly Guimarães

Dia 19 de janeiro – Wilsinho e Cia. Do Samba

Dia 26 de janeiro – Bala de Troco

Dia 2 de fevereiro - Banda Glória (tradicional samba em São Paulo)

Dia 9 de fevereiro – Ulisses Souto com Elly Guimarães

Dia 16 - de fevereiro – Graça Cunha (Altas Horas)

Publicidade

Veja também