Manual do Cogumelo

  • 24/10/2018 15:39
  • Delícias & Delícias

O cogumelo é um excelente alimento. É rico em proteínas, vitaminas e minerais e pobre em calorias. Saiba como utilizá-lo.

              

•             A melhor forma de adquirir cogumelos é comprá-los no supermercado, pois é necessário um bom treinamento para colhê-los na natureza.

•             Os cogumelos frescos são muito mais saborosos do que os cogumelos em conserva. Se você ainda não experimentou comer um cogumelo fresco, então não sabe o verdadeiro sabor que ele possui. Atualmente, podemos encontrar nos supermercados vários tipos de cogumelos frescos, que podem ser aproveitados em uma infinidade de pratos: risotos, cremes, quiches, recheios, etc.

•             Você pode comer cogumelos crus. Eles podem ser fatiados, temperados com suco de limão e misturados à salada. Ficam deliciosos.

•             O modo mais rápido de limpar um cogumelo é esfregá-lo com um pano úmido. Não há necessidade de escová-lo. Se houver alguma sujeira, pode ser retirada com um pincel de cozinha. Se, depois disso, você quiser lavá-lo, passe-o rapidamente em água corrente, escorra-o e seque-o com papel toalha.

•             Nunca lave o cogumelo com detergente ou sabão de qualquer tipo. Ele é poroso e vai absorver esses produtos.

•             Não descasque o cogumelo, nem o deixe de molho. Para risotos ou molhos, doure-o rapidamente, em uma frigideira, na manteiga. Para saladas, tempere-o com limão e sal. Não há necessidade de cozimento.

 

Arroz Integral

 

Ao comparar a quantidade de calorias, o arroz integral tem o valor energético um pouco menor que a versão branca. Entretanto, quando analisamos seus aspectos nutricionais, a diferença é imensa. O arroz integral é um grão descascado não polido que preserva todos os seus nutrientes. Contém textura fibrosa, sabor amendoado e requer um cozimento mais longo. Possui proteínas, sais minerais, entre eles, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura benéfica à saúde.

Auxilia no processo digestório: os grãos integrais possuem uma quantidade muito maior de fibras em relação aos brancos. Essa característica colabora com o bom funcionamento do intestino, o que interfere diretamente na função metabólica do organismo e na perda de peso. As fibras insolúveis ainda apresentam mais benefícios. Como a parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada, o sistema gastrointestinal é estimulado. Dessa forma, aumenta o período de saciedade e facilita seu processo digestório.

 

NUTRIÇÃO

Batata Yacon

 

A Yacon parece uma batata, tem textura de batata, mas tem gosto de pera! Você precisa experimentar essa delícia.

O principal nutriente encontrado na batata yacon é o frutooligossacarídeo, que é um tipo de carboidrato, que funciona como um prebiótico intestinal. O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E por último, não existe grande quantidade de lipídios.

O yacon é uma planta originária da Cordilheira dos Andes, cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina. Seu consumo é feito há milhares de anos pelos incas. O yacon é mais conhecido como batata yacon e tem sido produzida no interior de São Paulo.

O número de estudos ainda é pequeno, mas o que já ficou comprovado é que esse tubérculo é rico em um tipo de carboidrato que não é facilmente digerível pelo intestino humano. Essa qualidade faz com que o intestino funcione melhor, prevenindo várias doenças intestinais e faz com que haja menor absorção de carboidratos/glicose pelo organismo, não permitindo a elevação da glicemia sanguínea, ajudando no tratamento e na prevenção de diabetes.

A yacon apresenta fibras alimentares solúveis e prebióticos, pois é um alimento de baixa digestibilidade e assim sendo estimula o crescimento e atividade das bactérias intestinais. Suas propriedades benéficas são a diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarreias, já que os produtos da fermentação agem suprimindo a atividade de outras bactérias, como Escherichia coli, Streptococcus fecalis e Proteus, além de atuar também no aumento do bolo fecal no intestino delgado e com a diminuição do pH local, pode favorecer o aumento da absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras e por fim, prevenindo a hipertensão arterial.

A batata yacon é menos calórica que a batata inglesa, pois é composta por inulina ao invés de amido, e apresenta valor calórico reduzido comparada ao amido. A yacon apresenta baixas quantidades de proteínas, e lipídeos, e o potássio é o mineral mais abundante como na batata inglesa. A yacon melhora a absorção de outros minerais no intestino, por ter baixa digestibilidade e fermentar mais.

 

Específica para Diabéticos

Estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacon é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue. As folhas da batata também têm efeito hipoglicemiante, por ser rica em fibras.

Ela não deve ser cozida, nem frita, deve ser consumida crua.

Fonte: Wikipédia.org.

 

Receitas

 

 

 

•             Uma receita muito simples é a batata de yacon sauté, leva poucos ingredientes: uma batata yacon, um a dois dentes de alho amassados ou picados e um fio de azeite. Para preparar basta descascar as batatas yacon e cortar em cubos médios, deixe imersos na água. Aqueça a frigideira e acrescente um fio de azeite, coloque os cubos de batata e o alho deixe fritando até dourar. Coloque sal a gosto e sirva com azeite de hortelã.

 

•             Outra receita ótima e muito simples é o suco de melão com batata yacon, basta separar em uma tigela duas xícaras de chá de melão picado, uma batata yacon média, dez folhas de hortelã e uma xícara de água de coco, depois coloque todos esses ingredientes no liquidificador e o suco está pronto, basta servir!

 

•             A salada de batata yacon é uma receita saborosa e leva os seguintes ingredientes: 400g. de yacon, 300g. de alface americana, 2 unidades de pepino japonês, 300g. de agrião, 12 unidades de tomate-cereja, 10 unidades de azeitona sem caroço. Para preparar basta higienizar as folhas, descascar a batata yacon e cortar em cubos, descascar o pepino e fatiar. Juntar as folhas e temperar a gosto. Servir.

 

 

 

DICAS:

 

•             O consumo correto da batata yacon ajuda no emagrecimento e na prevenção do diabetes.

•             Outros sucos podem ser feitos com a batata yacon: use uma fatia de yacon batida com um copo de suco do seu gosto. Além de saboroso o suco irá conter uma carga glicêmica menor.

•             Fique atenta às medidas de cada ingrediente para um ótimo resultado final das receitas.

•             Lave bem a batata yacon antes de preparar as receitas.

 

 

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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