Manifestações culturais marcam 7ª edição da Unoarte em Prudente

Atividade, realizada ontem, integra a programação da Semana de Arte da Unoeste; evento termina nesta sexta, com exposição de trabalhos científicos

VARIEDADES - Da Redação

Data 04/10/2018
Horário 16:04
Gabriela Oliveira/AI da Unoeste - Monólogo, performance, pintura, curta, música e dança estiveram entre as apresentações
Gabriela Oliveira/AI da Unoeste - Monólogo, performance, pintura, curta, música e dança estiveram entre as apresentações

A afinidade pelas artes foi o que motivou Laena Passos Martins, 19 anos, Iara Oliveira, 39 anos, e Ailson Rodrigues Sena Silva, 20 anos, a cursarem a graduação em Artes Visuais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente. Além dos corredores e das salas de aula, os universitários encontraram-se na sétima edição da Semana de Arte da universidade, também conhecida como Unoarte. O evento, que teve início na segunda-feira, encerra-se amanhã, com a exposição de trabalhos científicos do curso.

No 6º termo, as acadêmicas são, respectivamente, de Junqueirópolis e Presidente Prudente. “Sempre quis estudar artes, mas até então, não sabia qual carreira seguir. Tive a oportunidade de visualizar segmentos de mercado e, agora sei que quero atuar com estamparias”, revela Laena.

Para Iara, a graduação veio como uma complementação dos outros cursos que possui: Artes Cênicas e Gestão de Marketing. “Já atuo como arte educadora do programa Cidadescola e também com cinema independente. Na Unoarte, pela terceira edição consecutiva, contribuí com a montagem de um painel que incentiva os participantes a interagirem e se manifestarem artisticamente”, diz.

Já Ailson é de Santa Inês (PR) e cursa o 4º termo. Ontem, ele participou das apresentações culturais realizadas pelos universitários do curso. Para ele, a arte traz muitas expressões. “Vivenciei uma experiência ímpar de pintar um quadro a seis mãos, ou seja, eu, o professor Josué Pantaleão da Silva e, a minha colega de curso, Mayumi Fukushima do 2º termo. Envoltos pela energia do momento, tivemos a experiência de desenvolver uma obra coletiva”. Essa e outras manifestações artísticas foram apresentadas no palco do Teatro César Cava, localizado no campus I da Unoeste. A plateia foi contemplada por várias ações como monólogo, performance, curta-metragem, música e dança.

Iideia desse ano é falar sobre as possibilidades da arte que ultrapassam a sala de aula e não são perenes como, por exemplo, o grafite

Denise Penna Quintanilha

COORDENADORA DA GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS

De acordo com a coordenadora da graduação, Denise Penna Quintanilha, a sétima edição da Unoarte tem como tema central a arte efêmera que, ao contrário das formas mais tradicionais, não tem a pretensão de ser durável. “A ideia desse ano é falar sobre as possibilidades da arte que ultrapassam a sala de aula e não são perenes como, por exemplo, o grafite”.

Segundo ela, a programação do evento conta com palestras, mostra de trabalhos realizados em sala de aula, apresentação de estudos científicos e um concurso para a escolha do banner que será utilizado na divulgação da Unoarte 2019. “Nessa última atividade, 26 trabalhos foram desenvolvidos pelo 6º termo, por meio da disciplina Poéticas Visuais. Um júri técnico composto pelos docentes do curso escolheram os cinco melhores, sendo que, nessa quarta, eles foram expostos na entrada do teatro para a votação pública”, diz.

Denise avalia que a Semana de Arte já se tornou uma tradição no curso.  “Neste ano, tivemos um envolvimento positivo dos acadêmicos que integraram a comissão organizadora e também apresentaram as suas habilidades artísticas. Todas essas experiências podem agregar conhecimentos para a futura atuação destes estudantes”, conclui.

Com AI da Unoeste

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também