Mais que sabores, uma experiência significativa

Neste mês, Sesc convida público para partilhar descobertas e resgatar tradições a partir de atividades

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 12/10/2019
Horário 07:10
Jean Ramalho: Atividade estimula as pessoas a ingerirem mais frutas e legumes
Jean Ramalho: Atividade estimula as pessoas a ingerirem mais frutas e legumes

Experimentar, um verbo com tantos significados, então que tal colocar todas essas possibilidades à prova no universo da alimentação? Muito mais que sabores, você pode testar experiências das mais diversas. Já experimentou, por exemplo, ir à feira em busca de novas frutas, novas folhas? Que tal juntar esses ingredientes fresquinhos e resgatar uma receita da sua avó e ainda reunir os amigos para almoçar? Neste mês de outubro, o Sesc Thermas de Presidente Prudente, convida o público para partilhar descobertas e resgatar tradições a partir do “Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura”, um projeto que envolve todas as unidades, em oficinas, palestras, intervenções e vivências em alimentação. 

Partindo da interlocução do universo da comida com a cultura e a saúde, o projeto busca promover a alimentação adequada e saudável, a valorização das tradições alimentares e a conscientização sobre os efeitos sociais, nutricionais, ambientais e econômicos das nossas escolhas alimentares. No primeiro dia de atividade, cerca de 20 pessoas, entre crianças e adultos, participaram da oficina “Jogo Culinário”, a qual por meio de vivências lúdicas conheceram diferentes alimentos, temperos e utensílios de cozinha.

O objetivo, por sua vez, é estimular as pessoas a substituírem os alimentos industrializados, ou seja, produtos com grande quantidade de gordura, que tem causado grandes índices de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e obesidade. “De forma cooperativa, as pessoas vivenciam o momento, a qual é possível, através de substituições simples, consumir frutas e legumes. Já o bingo, ele traz a oportunidade de conhecer os alimentos, e compartilhar histórias ou receitas, ou seja, compartilhamento de conhecimento”, explica a palestrante da Plenitude Bem-estar, Alessandra Dotto.

A aposentada Aparecida Barão Peres, 69 anos, foi até o local através de um convite, e disse que “gostou muito”. “É importante estar nesta atividade, pois é a saúde em primeiro lugar”.

SERVIÇO

Hoje, das 10h às 11h30 ocorre a oficina “O que comem os super-heróis”, um jogo cooperativo que convida os participantes a se transformarem em heróis, conscientizando sobre a redução do consumo de alimentos ultraprocessados na infância. Já no domingo, a oficina “Lanches populares em versão vegana”, inicia às 11h, e segue até o 12h30. A atividade busca oportunizar versões veganas, sem utilização de produtos de origem animal, em lanches de rua, cachorro quente e pastel (categoria 16 anos). Ambas as atividades ocorrem no Quintal do Sesc Thermas, e com inscrições gratuitas na Central de Atendimento (vagas limitadas).


 

 

Publicidade

Veja também