Mais do que proporcionar medalhas, Jogos Regionais promovem integração

EDITORIAL -

Data 11/07/2018
Horário 05:30

Há uma semana, atletas de 63 cidades paulistas - 30 delas da região de Presidente Prudente - participam em Marília, da 62ª edição dos Jogos Regionais. As disputas, que seguem até sexta-feira, envolvem 394 competidores do oeste paulista, em 23 modalidades esportivas.

Todos os dias, O Imparcial tem trazido diversas reportagens sobre o evento, enfocando, principalmente, os destaques prudentinos na competição. As primeiras medalhas de ouro da cidade foram conquistadas na sexta-feira, pelas equipes de handebol feminino e masculino, após vencerem dois jogos cada uma. De lá para cá, muitos atletas locais, de diferentes modalidades - incluindo o badminton, ciclismo, biribol, futsal, natação, atletismo e caratê -, já alcançaram o pódio.

Claro que conseguir medalhas é extremamente importante não só para a equipe, que está representando a cidade num evento tão tradicional, como para o crescimento profissional do atleta, que sonha com isso - sempre pensando em ampliar a quantidade - durante toda a carreira. Mas não é o feito principal proporcionado pelos Jogos.

Com a visita de pessoas de diversos lugares do Estado, que gastam com alimentação, hospedagem e transporte, uma competição como esta gera uma intensa movimentação no comércio e aquece, de forma significativa, a economia da cidade sede.

Promove a saúde, por meio da atividade física (os treinos são intensificados, principalmente perto do inicio da competição), incentiva a prática do esporte entre os atletas e, também, entre as pessoas que assistem. Existem algumas modalidades que são bem conhecidas e divulgadas no país. Outras têm um menor número de adeptos. Mas qualquer uma pode chamar a atenção do público presente e acabar atraindo outros praticantes.

Ainda com relação aos benefícios proporcionados pelos Jogos, podemos citar o lazer e a integração entre as equipes e cidades participantes. Ainda que existam torcidas rivais e times adversários em campo ou em quadra, quantas amizades não são formadas durante o evento? Quantas experiências não são compartilhadas fora do jogo? Quanto aprendizado ou conhecimento não se ganha? Que bom é conseguir uma vitória. Que ótimo é conquistar um pódio. Mas importante mesmo é saber que, em meio às oportunidades de medalhas, existem tantas outras que podem, da mesma forma, te fazer crescer. Basta aproveitá-las!

Publicidade

Veja também