Mais de 700 católicos celebram Nossa Senhora dos Navegantes                                                                                       

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 17/08/2019
Horário 08:44
Secretaria de Cultura e Turismo de Epitácio - Andores com imagens foram recebidas pelos fiéis no píer da orla
Secretaria de Cultura e Turismo de Epitácio - Andores com imagens foram recebidas pelos fiéis no píer da orla

Fiéis católicos da Estância Turística de Presidente Epitácio e do Distrito de Nova Porto XV (MS) celebraram anteontem, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores e navegantes. Mais de 700 pessoas, conforme a Secretaria de Cultura e Turismo, participaram da procissão e missa em homenagem à santa. Já a Polícia Militar estima de 400 a 600. Esta é a 71ª festa em celebração à data.

Andores com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e demais Santos foram conduzidos por embarcações em procissão fluvial, que partiu do píer do Distrito da Nova Porto XV. As imagens foram recebidas pelos fiéis epitacianos no píer da orla, e seguiram em procissão terrestre, pela via Juliano Ferraz Lima até a Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Tibiriçá, onde foi celebrada missa. Após a cerimônia, as imagens retornaram para a Nova Porto XV.

A celebração de Nossa Senhora dos Navegantes está incluído no calendário de eventos do Estado de São Paulo. Em Presidente Epitácio, a celebração é organizada pela Prefeitura, através da Secretária de Turismo, em parceria com a Paróquia São Gerônimo, responsável Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes.

Procissão fluvial

Devido à eclusa da Usina do Jupiá - Engenheiro Souza Dias está inoperante desde o segundo semestre de 2018, o barco Odisséia, que transporta cerca de 500 fiéis, não participou da procissão fluvial. A CTG (China ThreeGorges Corporation), empresa que comprou a concessão de exploração da usina, alega problemas técnicos, relacionados à eclusa da usina hidrelétrica que impede passagem de barcos.

 

 

 

Publicidade

Veja também