Machadense conquista 6° grau de faixa preta

Paulo Villalva, sensei e delegado regional, é o quinto brasileiro a conseguir o feito por Wado Ryu

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 10/08/2018
Horário 09:33

Quando novo, Paulo Villalva deixou de lado um esporte que muitos brasileiros desejam ter como profissão, para se dedicar a outro. Há 35 anos, o sensei trocava o futebol pelo caratê ao se identificar com a filosofia do esporte, o ambiente familiar e a formação de caráter que a modalidade proporciona. Com 56 anos, ele é o atual delegado regional da FPK (Federação Paulista de Karatê) e se tornou o quinto do país a conquistar o Sexto Dan.

A graduação feita pela Federation International Wado Ryu Karatê Do se trata da conquista do 6º grau de faixa preta, o que para o sensei significa um sonho realizado. “Isso representa uma honra muito grande, ter o reconhecimento do nosso mestre Koji Takamatsu e do Gran Mestre Hironori Otsuka III, presidente mundial da Wado Ryu Karatê do”, destaca. Paulo é o único Sexto Dan da região e o quinto do país, o que torna a conquista ainda melhor. “No Brasil, na história da Wado Ryu, 62 anos, sou o quinto. Também existem outras graduações que vai até a 10ª, mas aqui conquistamos apenas até a nona, com o Mestre Koji Takamatsu”, explica.

A entrega do certificado ainda não ocorreu, mas está marcada para outubro, quando a entidade promoverá um evento a nível nacional. Na festividade, além do Sexto Dan, Paulo também receberá outro título. “Este representa um sonho para nós praticantes”, destaca.

 

Histórico

Em 35 anos, Paulo perdeu a conta de quantos alunos já teve a oportunidade de passar seus aprendizados, mas consegue chutar um número. “É difícil mensurar, nas acredito que mais de cinco mil. Trabalho com vários projetos sociais, inclusive crianças especiais”, explica.

Para ele, a identificação com a modalidade surgiu quando percebeu que a disciplina e o respeito às pessoas era apenas duas das filosofias do caratê. “Identifiquei-me muito com a boa formação do caráter. Procurei sempre fazer o meu melhor neste contexto, buscando me aperfeiçoar em todos os sentidos da vida”, explica. O sensei acentua também a importância do ambiente familiar pregado pelo mestre Wado Ryu. “Ele é um exemplo extremamente positivo, quanto a caráter e boa conduta. Procuro me espelhar nele e passar essa positividade aos meus alunos”, destaca.

Publicidade

Veja também