Lumen et Fides promove festa a assistidos

Atividade ontem contou com a presença do Papai Noel, cama elástica, comes e bebes e alegrou as crianças e adolescentes do local

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 30/11/2018
Horário 06:20
Marcio Oliveira - Festa de encerramento contou com brincadeiras de roda, cama elástica e música
Marcio Oliveira - Festa de encerramento contou com brincadeiras de roda, cama elástica e música

Ontem foi um dia atípico na Lumen et Fides de Presidente Prudente, quando as limitações das crianças e adolescentes assistidos foram substituídas pela força de vontade e pela alegria proporcionada por uma festa de encerramento das atividades do ano de 2018 e para comemorar a chegada de 2019. A área de convivência da instituição foi tomada por brinquedos infláveis, cama elástica, brincadeiras de roda, música e muita, mas muita diversão. Os funcionários não mediram esforços para promover a integração dos assistidos e literalmente entraram na brincadeira. Para a coordenadora Luciana Tanaka, ideia foi a de proporcionar um dia diferente do comum e de atendimentos, e afirma que o resultado já era possível de ser visto logo no início da atividade, com o sorriso no rosto de cada um dos presentes.

O trabalho desenvolvido na instituição, para alunos com disfunção neuromotora, doenças neuromusculares ou síndrome do espectro autista, envolve atendimentos de reabilitação nas áreas pedagógicas e terapêuticas, que, sendo que esse último, que engloba a área da saúde, conta com uma equipe multidisciplinar e com profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistente social, nutrição e assistência média. Além dos atendimentos convencionais, há ainda aqueles considerados como complementares. “Esse é um tipo de trabalho que dura o ano todo e possivelmente por toda a vida do paciente, já que eles entram muitas vezes ainda crianças e ficam até a fase adulta”, afirma Luciana. Ainda de acordo com a coordenadora, os trabalhos são realizados, inclusive, para crianças de zero a três anos, com a estimulação precoce.

Questionada sobre um balanço do ano de 2018, Luciana ressalta que foi um período de dificuldades, mas que foram superadas e que passaram despercebidas diante das conquistas realizadas por cada um dos atendidos. “A cada evolução nós ficamos muito felizes, pois para muitos podem ser coisas simples ou pequenas, mas as conquistas deles são também as nossas conquistas”. Sobre repasses, ela afirma estarem todos em dia e ressalta que toda instituição tem suas “peculiaridades”, o que faz com que seja necessário correr atrás do fechamento do orçamento, o que foi conquistado com sucesso.

Atualmente, o local atende aproximadamente 150 crianças de 11 cidades da região, com a ajuda de 70 profissionais, e a expectativa para o ano de 2019 é o de continuar o trabalho prestado com todo “amor e qualidade que sempre é feito”. “Temos uma demanda reprimida bem grande, são aproximadamente 100 crianças na fila de espera. Mesmo assim, as famílias podem marcar a entrevista com a assistente social para a fila de espera, pois, infelizmente, nossa demanda é grande e gostaríamos de atender a todos”.

Um dia diferente

O cenário encontrado ontem nas áreas de convivência da Lumen et Fides era capaz de deixar qualquer um com o sorriso no rosto, já que, por exemplo, as cadeiras de rodas já não eram mais sinônimo de certa incapacidade motora, pois os funcionários deram o seu melhor para, mesmo que no colo, incluir as crianças assistidas nas brincadeiras, que, inclusive, refrescaram com as brincadeiras que envolveram água, diante do sol quente que estava sobre Presidente Prudente. Personagens conhecidos, como o Papai Noel, músicas infantis, brincadeiras de roda, bolos, salgados e diversão fizeram parte da ação de encerramento das atividades de ontem.

Mãe do pequeno Bryan Lucas dos Reis, de 4 anos, Adriane Aparecida dos Reis, 39 anos, afirma que o filho está na instituição há três anos e seis meses, e afirma que a escolha se deu pela qualidade do local, bem como pela indicação de um neurologista. “O desenvolvimento dele, desde então, só melhora, pois ele participa de atividades como a fisioterapia, a terapia ocupacional e fonoaudiologia. Vejo que é muito importante, pois se trata do futuro já sendo desenvolvido desde agora”, salienta. Mesmo não passando bem desde o início da manhã, a mãe afirma que todo e qualquer esforço para a felicidade do filho será sempre superior a qualquer obstáculo.

Publicidade

Veja também