Lumen Et Fides prepara atividades alusivas ao Dia Mundial do Autismo

Entidade de Prudente atende atualmente 54 pacientes da cidade e região, com acompanhamento na área terapêutica e educacional

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 27/03/2018
Horário 18:37
José Reis - Lumen oferece equoterapia como tratamento complementar; no país, são 156 mil novos casos por ano
José Reis - Lumen oferece equoterapia como tratamento complementar; no país, são 156 mil novos casos por ano

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo será celebrado na segunda-feira, 2 de abril. Em Presidente Prudente, a Lumen Et Fides é uma das entidades que prestam serviços de acompanhamento às pessoas com o transtorno. Presente na cidade há 30 anos, a instituição nasceu com a necessidade de pais que buscavam por atendimento integral dos filhos com deficiências. Atualmente, atende 54 pacientes com disfunção neuromotora ou doenças neuromusculares, e autistas, onde realiza um trabalho de habilitação e reabilitação, com ações voltadas para área terapêutica e educacional. Em alusão à data, prepara diversas ações de conscientização sobre o tema.

Segundo Luciana Christine Fernandes Tanaka, coordenadora da equipe da área da saúde, o atendimento é feito de forma gratuita, a pessoas de 13 cidades da região. Fora o acompanhamento na área pedagógica, eles possuem os setores de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psiquiatria, pediatria, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, neurologistas e assistentes socais que compõem o quadro clínico. Além de atividades complementares, como equoterapia e terapia aquática.

Ela explica que o tratamento é feito em longo prazo, e que geralmente, os pacientes chegam ainda crianças e permanecem até a fase adulta. Com uma alta demanda, a entidade não possui vagas para novos atendimentos. “Temos uma lista de espera de mais de 50 famílias, que deve perdurar até julho. Infelizmente quando as pessoas procuram pelo nosso serviço, avisamos sobre a demora”. Novas vagas surgem somente com desligamento de pacientes ou transferências de cidades.

Com verba pública insuficiente para cumprir as necessidades, eles realizam ações e eventos, e contam com a contribuição da população por meio de doações. “Eles são importantes para que as pessoas conheçam mais sobre o assunto, uma vez que ele é novo no aspecto de divulgação. O fato é que o autismo existe e precisamos aprender a lidar com ele, incluindo os autistas na sociedade”. Sobre a importância do trabalho, Luciana ressalta que a criança com autismo precisa ser estimulada devido aos problemas de comunicação e socialização, o que necessita de uma equipe especializada para atuar nas áreas deficitárias dos pacientes.

 

O transtorno

Segundo Carlos Antônio Scardovelli, psiquiatra de Presidente Prudente, o autismo é considerado uma “síndrome de desenvolvimento”, que no Brasil, possui um índice de um a dois casos para cada 1.000 pessoas, e por ano, cerca de 156 mil novos registros. Ele é diagnosticado em crianças que possuem atrasos nos aspectos de interação social, linguagem, processo de comunicação, além de sintomas de agressividade frequente. E explica que antigamente, a identificação era complicada, sendo hoje denominado como TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Carlos Antônio ressalta que o autismo não tem cura, possui vários graus de gravidade, mas consegue ser melhorado através de tratamentos de estímulos. “Temos situações mais leves e mais pesadas, onde a criança desenvolve uma alta inteligência para uma determinada função e consegue viver dentro do aspecto da normalidade na sociedade, já em outros não conseguem nem o desenvolvimento acadêmico”, explica. Questionado sobre a influência no núcleo familiar, o especialista diz é grande o impacto dos pais quando recebem a notícia, “como meu filho vai ser no futuro, ele será autossuficiente”, é o primeiro apontamento. “Não tem como prever o que vai acontecer, tudo depende do grau que ele possui, mas é importante ressaltar que é necessário o carinho e a dedicação da família”.

 

Comemoração

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Lumen realizará diferentes ações na próxima semana. A primeira ocorre na segunda-feira, com a 4ª Caminhada da Paz, no Parque do Povo. O ponto de encontro é em frente à pista de skate com horário de saída previsto para às 8h. No período da noite, às 19h, uma palestra sobre o diagnóstico e o tratamento do transtorno, com o psiquiatra da infância e adolescência, Francisco Baptista Assunção Jr.. Logo depois, às 20h, a programação segue com mesa redonda, para discutir sobre o TEA, com o psiquiatra Celeste Corral Tacaci Neves Baptista. Ambos no salão do Toledo Prudente Centro Universitário.

Na terça-feira, às 8h, serão realizadas duas palestras, a primeira sobre orientação familiar e a segunda sobre problemas de comportamento. Para encerrar a semana comemorativa, às 14h, as pedagogas da AMA (Associação Amigas dos Autistas), Marli Marques Bonamini e Marcia Pauluci, promovem um bate-papo sobre o tema.

 

Publicidade

Veja também