Lugar de criança é na escola

Campanha em Prudente busca conscientizar a população sobre a banalização do trabalho infantil no país

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 17/10/2019
Horário 09:55
Cedida - Campanha destaca principais lugares onde há registros de mão de obra infantil
Cedida - Campanha destaca principais lugares onde há registros de mão de obra infantil

Os dois principais shopping centers de Presidente Prudente (Prudenshopping e Parque Shopping Prudente) exibem, desde 12 de outubro, Dia das Crianças, e pelo menos durante todo o mês, anúncios falsos de empregos para o público infantil. A ideia, conforme a Audi Comunicação, agência de publicidade que criou gratuitamente a campanha a pedido do FPETI-PPR (Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região), é impactar e, com isso, chamar a atenção da população para o problema, que ainda afeta, segundo os últimos dados oficiais disponíveis, 2,5 milhões de pequenos brasileiros em todo o país.

A campanha sobre a banalização do trabalho infantil tem o objetivo de conscientizar as pessoas de forma inusitada. Assim, através de vagas de empregos fakes, foram colocadas algumas habilidades desejadas como se fossem algo comum. “A intenção por trás dos anúncios é mostrar a ganância e, muitas vezes, a falta de caráter de quem tira a criança do seu espaço de aprendizado e diversão, para realizar atividades destinadas aos adultos”, explica o diretor de criação da agência, Rafael Lucas Bento Martin.

Foram desenvolvidas quatro versões de fake ads (anúncios falsos). Todas elas trazem no cabeçalho, com fundo preto e em destaque, a chamada: “VAGA DE EMPREGO” (em caixa alta e em negrito). Logo abaixo, a surpresa: “para crianças”. Aí seguem os anúncios falsos e, no rodapé, a explicação: “Essa vaga não existe, mas o trabalho infantil continua sendo realidade na vida de muitas crianças”. Segundo o diretor de criação da agência, através das vagas, foram destacados os principais lugares onde há grandes registros de mão de obra infantil, como carvoaria, campo e serviços domésticos.

Por fim, um convite a denunciar pelo “Disque 100”, canal que trata da violação de direitos humanos do governo federal, e a assinatura dos promotores: FPETI-PPR, Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Ministério Público do Trabalho, o cata-vento de cinco pontas (símbolo mundial de enfrentamento dessa chaga social) e governo de Presidente Prudente. A previsão da exposição segue até o fim deste mês, pois o espaço de merchandising foi cedido em parceria com os shoppings da cidade. Caso haja interesse de outros parceiros, a campanha pode ganhar novos espaços de veiculação.

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