Lojistas comemoram boa movimentação da véspera

Diferente que sexta, quando poucos consumidores foram às compras, expectativa era de que ontem, aumento nas vendas chegasse a 40%

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 12/08/2018
Horário 05:37
José Reis - Centro de Prudente apresentava grande fluxo de pessoas na manhã de ontem
José Reis - Centro de Prudente apresentava grande fluxo de pessoas na manhã de ontem

Hoje é comemorado o Dia dos Pais, data em que muitas famílias se reúnem para o tradicional almoço de domingo. Na última semana, os estabelecimentos comerciais do centro de Presidente Prudente apostaram em promoções para que todos tenham a oportunidade de garantir o presente para aquele que é considerado o herói da casa. Há alguns dias, os lojistas estavam otimistas de que o movimento seria melhor no final de semana, o que foi constatado na manhã de ontem. Conforme as lojas entrevistadas, a estimativa era de que as vendas tivessem acréscimo de até 40%, em comparação com dias normais.

Para aqueles pais que gostam de peças da moda, os clássicos jeans ainda estão em alta. Na loja Damyller, o gerente Elisandro Damiani diz que este é o primeiro item procurado para presente, seguido de camisetas polos e acessórios, como carteiras e cintos. “Pelo baixo movimento de sexta-feira à noite, quando o comércio ficou aberto até às 22h, esperamos que até o final de sábado [ontem], as vendas cresçam até 40%”, levando em conta o aumento no fluxo das lojas do centro da cidade.

De acordo com Timóteo Medeiros dos Santos, vendedor e caixa da loja Duomen Moda Masculina, o funcionamento do comércio até 22h de sexta “não contribuiu em nada” e não superou as expectativas esperadas de vendas para a data comemorativa. “O movimento na loja permaneceu até o final da tarde, porém, estimamos aumento de 40% nas vendas desta semana”, comenta. E para driblar a dificuldade, a loja aposta em promoções com até 20% de desconto, como é o caso de jaquetas masculinas. Além desta, camisas sociais e camisetas têm sido bastante procuradas.

Na loja de calçados Passomania, a gerente Eliana da Silva registrou 5% de crescimento nas vendas sexta-feira, mas até o final da tarde de ontem, a expectativa era de que este número aumentasse. “Estamos vendendo bem, principalmente calçados e acessórios masculinos”, expõe.

Valores nesta época

Como noticiado por este diário, as vendas no Dia dos Pais costumam ser um pouco inferiores do que o Natal e o Dia das Mães. De acordo com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), agosto é o mês subsequente às férias, quando as famílias já gastaram com viagens ou qualquer outro tipo de recreação ou atividade, o que implica redução da capacidade de consumo. Conforme pesquisa do sindicato, a estimativa para o mês é que haja acréscimo de 3% nas vendas do comércio varejista regional, comparado ao ano passado.

Ainda, o estudo aponta que o faturamento poderá chegar ao valor de R$ 790,6 milhões. Entre os segmentos que deverão ter acréscimo mais significativo, está o setor de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lojas de departamentos, com estimativa de aumento em 17%. Atrás, estão as concessionárias e lojas de materiais de construção, com um crescimento de 12% e 6%, respectivamente.

Consumidores

Apesar da baixa expectativa das vendas, na manhã de ontem, os consumidores foram às compras no centro de Prudente, assim como o operador de máquinas, Gilson José dos Santos, 44 anos, que não perdeu tempo para escolher o presente ideal para o pai. Para que não tenha dúvidas no que levar para a casa, chamou a esposa Ângela Maria Araújo Santos, 45 anos, que o auxiliou na escolha.

“Comprei um calçado para ele usar nos dias frios, e minha esposa está levando uma calça para presentear o sogro”, já que o pai de Ângela já é falecido. À reportagem, a auxiliar de produção diz que sente “muita falta dele, e não gosto de passar a data [de hoje] sem me lembrar do passado”, expõe.

Enquanto o casal deixou para ir às compras no sábado, a recepcionista Cláudia Oliveira de Souza, 35 anos, preferiu adquirir o presente com antecedência, quando aproveitou as promoções. “Achei os preços bem acessíveis, coube em meu orçamento”, comenta.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também