Locutor de rodeio cultiano resgata tradição e memória do famoso  Zé do Prato

No comando da locução até domingo, Jorge Moisés, mais de 30 anos de carreira nas arenas, é quem vai narrar as emocionantes montarias

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 07/09/2018
Horário 04:00
Reprodução - Apaixonados por rodeio cutiano podem agendar o fim de semana para apreciar montarias
Reprodução - Apaixonados por rodeio cutiano podem agendar o fim de semana para apreciar montarias

A 55ª Exposição Agropecuária de Animais de Presidente Prudente já está em andamento no Recinto de Exposições Jacob Tosello e segue até dia 15 de setembro. E os grandes nomes não estão apenas nos palcos de shows musicais, mas também atrás do microfone nas narrações de rodeio. O locutor Moisés Probio, mais conhecido como Jorge Moisés solta sua voz nas montarias hoje, sábado e domingo.

Ex-participante de montarias, Jorge carrega na bagagem uma carreira de 30 anos de experiência no ramo. Além da convivência com grandes nomes do meio no rodeio regional como o regentense famoso, José Antonio de Souza, o famoso “Zé do Prato”.

“Foi com ele que aprendi a conduzir rodeios por meio de locução, a ser mais focado no evento, sai de casa muito jovem para seguir vida de montarias, convivi com ele de 1988, quando o conheci, até 1991, quando faleceu. Aprendi muito com ele”, ressalta.

E foi durante essas aventuras ao lado de Zé do Prato que Jorge conheceu aquele que viria a ser seu próximo aliado, Aparecido Peruque. O tropeiro prudentino é responsável pelo rodeio cutiano que trará 10 cavalos para a Expo. Por isso, convidou Jorge para as narrações. A expectativa, segundo o convidado, é de que a tradição e cultura do rodeio de cavalos seja mantida.

“O rodeio cutiano, é um dos mais tradicionais, que tem mais história, é o mais caipira mesmo. Poder participar e ajudar a preservar esse evento é gratificante”, expõe Jorge.

Peruque concorda e diz ser suspeito para falar desse meio, uma vez que, tem experiência de 35 anos nesse serviço. “Nasci gostando de cavalo, vendia para marcas como ‘Marca Estrela’ e com o tempo senti vontade de criar a minha própria tropa. Conheci o Jorge, começamos a fazer alguns rodeios juntos e assim foi”, explica.

Letícia Gomes - Peruque convidou Jorge, amigo de longa data para narrar os rodeios na Expo Prudente

Pelas arenas da vida

Nascido em Riolândia (SP), hoje com 48 anos, Jorge que também é cantor e compositor já trabalhou com grandes nomes do cenário musical como Guilherme & Santiago, Rio Negro & Solimões, Edson & Udson, entre outros.

Dedica sua vida a locução de rodeio, especialmente o cutiano. Segundo ele, as memórias nos anos de rodeio são inúmeras, tanto ao lado de Zé do Prato, como de quando começou a traçar seus próprios caminhos. Com dificuldade de resgatar na memória alguma lembrança que mais aprecie, o locutor destaca a que mais lhe emocionou, em 1991.

“O Zé do Prato tinha falecido há seis meses, e eu por estar sempre ao lado deles nos rodeios, tive que assumir a agenda. Me lembro até hoje, um dos maiores rodeios do pais, em Americana [SP], eu tive que fazer a locução de uma festa. Foi complicado porque era a primeira vez que eu fazia aquilo sozinho, e era um lugar onde as pessoas estavam acostumadas com o Zé, então foi uma mistura de medo e emoção”!, exclama o locutor.

A partir daí, em 1991 começou a seguir seus próprios passos. Ao lado de Peruque, o locutor começou a fazer seus primeiros rodeios. Segundo o amigo, a parceria era ótima. “Tinha finais de semana que fazíamos dois, três rodeios, era um bom time”, acentua Peruque.

Entretanto, os anos foram passando e os caminhos foram tomando rumos diferentes. Hoje, os amigos se reencontram na Expo Prudente. E com eles, muitos apoiadores da tradição do rodeio cutiano. De acordo com Peruque, não pode deixar de nomear aqueles que ajudam a manter a cultura viva. “Antônio Prata, agora morador de Prudente, é uma figura muito importante para nós, foi o fundador do rodeio em Barretos [SP]. Osmar Capucci, grande incentivador da Expo e colaborador do HRC [Hospital Regional do Câncer] e muitos outros que fizeram com que isso se tornasse realidade”, acentua.

AI Expo 2018 - Festa segue até dia 15  com shows, praça de alimentação, parque de diversão, rodeios e leilões, no Recinto Jacob Tosello

A Expo

A Exposição neste ano estreia com nova direção da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) assumindo ao lado das 35 entidades federadas, para aproximar a população prudentina do viés solidário.

Com parcerias com o governo de Presidente Prudente, pastas municipais, Núcleo dos Criadores de Nelore de Presidente Prudente e Região e Companhia Verde Amarelo, a festa segue até dia 15 de setembro com shows, praça de alimentação, parque de diversão, rodeios e leilões.

Hoje, o palco fica no comando do sertanejo Luan Santana, amanhã da dupla Maria Cecília & Rodolfo. No domingo quem comanda é Jefferson Moraes. Já na semana que vem, dia 13, quem sobre ao palco é Wesley Safadão e no dia seguinte terá shows infantis e MC Matheuzim. Para encerrar a grade de shows da festa, Ferrugem é quem traz seus sucessos para o recinto.

“O rodeio de cavalos, cultiano, é um dos mais tradicionais, que tem mais história, é o mais caipira mesmo, e poder participar e ajudar a preservar esse evento, é gratificante”

Jorge Moisés

locutor de rodeio

Publicidade

Veja também