Lobo bom ou mau?

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 18/12/2018
Horário 04:30

Natal tem um significado muito especial para os cristãos. O nascimento de Cristo é a forma de renovarmos as esperanças num futuro melhor e deixar nascer ou renascer em nós aquilo que o mundo vem nos tirando aos poucos: a fé em nós mesmos e na humanidade! O que se tem feito por dinheiro e poder? A história de ditadores como Pinochet, Muammar al-Gaddafi, Adolf Hitler ou ainda Fraçois Duvallier, do Haiti, dá uma ideia do que o homem pode fazer.

Fraçois Duvallier foi um médico de prestígio que visitava os mais remotos vilarejos para levar a cura de doenças tropicais como a malária e tifo. Os haitianos o chamavam carinhosamente de “papai doutor” ou Papa Doc, em francês. Em 1949 tornou-se ministro da Saúde, foi exilado e, em 1957, elegeu-se presidente do Haiti. O médico, que demonstrava solidariedade com o povo haitiano, como presidente foi um monstro. Em 1964 declarou-se presidente vitalício e empenhou ações tão devastadoras para o Haiti quanto ao terremoto de 2010. Agravou a fome e a pobreza. Enriqueceu ilicitamente, financiou a corrupção, confiscou terras produtivas e distribuiu aos seus aliados.

O que as pessoas são capazes de fazer por dinheiro? Segundo o canal Jott4C, do Youtube: todo mundo tem um preço. Os experimentos sociais apresentados mostram pessoas sendo corrompidas por dinheiro para fazer coisas inimagináveis. O ser humano parece estar propenso a corrupção. Talvez tudo isso tenha começado na gêneses da espécie, semeada pelo pecado original! Portanto, a mesma pessoa que carrega alegria, fraternidade, paz, esperança e humildade, sente também raiva, inveja, ciúme, tristeza, cobiça, arrogância, ressentimento...

É como a lenda do Lobo Bom x Lobo Mau. Esta lenda diz que temos os dois lobos dentro de nós. Eles são responsáveis pelas emoções boas e ruins. Quando algumas delas afloram em nossas mentes, temos como escolher entre alimentar tais pensamentos ou não. Estes lobos não morrem, mas existe sempre um mais forte que o outro. Qual o lobo mais forte? Depende daquele que recebe mais atenção! Portanto, ninguém é totalmente bom ou ruim. Sempre existirão os dois “lobos”. Ser honesto, não se deixar corromper, andar em caminhos retos, exigem esforços diários, portanto, é uma questão de escolha!

Neste Natal temos mais uma oportunidade de avaliar quais destes lobos estão sendo mais alimentados. Esta autoavaliação pode revelar a necessidade de renascermos novamente, como Cristo. E, com Ele, as esperanças de um futuro melhor. Neste caminho pode-se crescer, prosperar e ganhar muito dinheiro. Papa Doc, do Haiti, foi um homem muito rico, contudo ele também o seria se não tivesse se deixado corromper. Que tal neste Natal restabelecermos a fé na humanidade e em nós mesmos? Este pode não ser o caminho mais fácil, mas é – com certeza - o único que vale a pena.

Publicidade

Veja também