Lixo eletrônico

OPINIÃO - Adilson Eduardo Guelfi

Data 27/06/2019
Horário 05:12

Neste ano, tivemos a 12ª edição do Mutirão de Lixo Eletrônico em Presidente Prudente, cuja realização esteve sob a responsabilidade da atual gestão do governo municipal, da Fundação Inova Prudente e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Considerando o acumulado de materiais descartados desde a 1ª edição em 2008, chega-se a marca aproximada de 600 toneladas.

Equipamentos eletrônicos são construídos basicamente com peças plásticas e placas de circuito impresso interligadas. Quando descartados incorretamente, esses equipamentos agridem o meio ambiente (áreas verdes, lençóis freáticos, mar etc.) principalmente com metais pesados. Ouro, prata, mercúrio, cádmio, chumbo, cobre, níquel, berílio entre outros, quando absorvidos por plantas, peixes ou rebanhos podem provocar uma série de danos à saúde humana. Felizmente, 94% das partes de um equipamento eletrônico podem ser reaproveitadas e o restante destinado de forma correta.

As principais vantagens de se realizar a coleta de lixo eletrônico no formato de mutirão são: a maior capacidade de descarte (praticamente mais do que o dobro das modalidades de ponto fixo de descarte); a maior conscientização e o engajamento de praticamente toda a população da cidade anfitriã, além das cidades no entorno; a oferta de vários pontos distribuídos de coleta na cidade abrangendo uma maior área de atuação; o menor tempo possível de retenção do lixo descartado, uma vez que o volume coletado compensa o custo de logística e, portanto, a entrega pode ser feita diretamente para aproveitamento imediato pela empresa de reciclagem (pontos fixos de descarte precisam armazenar o lixo até um volume mínimo viável, aumentando os riscos de acidentes, pequenos furtos e também os custos operacionais); o desenvolvimento de competências voltadas ao trabalho colaborativo e social dos alunos que participam como voluntários, algo extremamente valorizado em currículo.

Adicionalmente, ainda é preciso destacar que além do descarte promovido por pessoas físicas, as empresas também são responsáveis por entregar um volume considerável de lixo eletrônico, e neste contexto o Mutirão do Lixo Eletrônico consegue contribuir e ser mais eficaz, uma vez que em 12 dias de coleta (12 edições) se consegue coletar um volume em torno de duas vezes maior quando comparado aos pontos fixos de coleta que funcionam praticamente de forma permanente ao longo do tempo nos últimos 10 anos. O impacto positivo do Mutirão do Lixo Eletrônico para a cidade de Presidente Prudente e região é notório!

O Mutirão do Lixo Eletrônico 2019 trouxe novamente representantes de outras cidades interessados em replicar o evento. Por meio de organização e gestão estratégica, 400 estudantes voluntários com ampla participação feminina de diferentes cursos (graduação e mestrado), 45 pessoas envolvidas em atividades de coordenação e divulgação, tudo isso aliado com uma formação de qualidade, pesquisa avançada e inovação acadêmica, reiteram os respectivos compromissos de responsabilidade social e ambiental para uma cidade melhor que será entregue às futuras gerações.

Publicidade

Veja também