Livro de despachante esclarece dúvidas sobre leis de trânsito

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 16/12/2017
Horário 13:51

Para os mais leigos, fazer a leitura do Código de Trânsito Brasileiro pode ser uma tarefa complexa, considerando que a legislação reúne todas as normas de conduta no sistema viário, bem como as infrações e penalidades às quais os usuários estão sujeitos. Justamente com o objetivo de simplificar a compreensão do documento e compilar em um único espaço questões que confundem os condutores, o despachante Pedro Alberto Escher Neto, Piter Despachante, escreveu um livro que pretende sanar as dúvidas dos cidadãos a respeito da aplicação de multas e compra e venda de veículos, além de trazer recomendações diversas para a segurança nas cidades e nas estradas. O lançamento da obra, intitulada “Alerta – Fique Esperto”, ocorre hoje, das 10h às 21h45, na entrada principal do hipermercado Super Muffato, no Parque Shopping Prudente.

Em visita à Redação de O Imparcial, o autor explica que o livro trata, principalmente, tanto das multas gravíssimas de sete pontos, que sendo só uma causa a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), quanto daquelas que não geram a suspensão, mas entram na somatória dos pontos. Entre as abordagens, estão esclarecimentos sobre cada penalidade, as medidas administrativas aplicadas, os valores das multas e os conselhos para que a pessoa evite ser autuada.

Além disso, Piter dedica uma parte da obra para orientar os leitores sobre a importância de prestar atenção à documentação do veículo em uma operação de compra e venda, a fim de não serem lesados após fechar negócio. “Este livro é uma espécie de cartilha de autodefesa, que ensina as pessoas a se precaver sobre o comportamento no trânsito e também sobre os possíveis golpes existentes no mercado”, expõe.

A ideia de escrever o material partiu de sua vivência dentro de um escritório despachante. Piter conta que, em seus 71 anos, 40 foram dedicados a ofícios envolvendo assuntos de trânsito, passando por autoescolas e até mesmo um cargo como inspetor de emplacamento no Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Nesse intervalo de tempo, ele afirma ter conhecido clientes de diversos níveis sociais sendo enganadas por falta de conhecimento sobre as normas de trânsito. Entre os tópicos explorados no livro está uma infração muito atual e corriqueira, que é a insistência em utilizar o celular enquanto dirige. “Eu bato muito em cima dessa questão, porque o telefone não toca uma só vez. Quando houver uma chamada, a orientação é que o motorista estacione, desligue o motor e atenda. Se não deu tempo, o celular registra a ligação perdida, basta telefonar depois. A imprudência pode custar caro mais tarde”, considera.

 

“Este livro é uma espécie de cartilha de autodefesa, que ensina as pessoas a se precaver sobre o comportamento no trânsito e também sobre os possíveis golpes existentes no mercado”

Pedro Alberto Escher Neto,

despachante e autor da obra

 

SERVIÇO

Durante o lançamento, será feita a venda dos livros, sendo que cada cópia sai no valor de R$ 35. Após o evento, os exemplares poderão ser solicitados pelo telefone 3222-1163 ou pelo e-mail piter.escher@hotmail.com.

Publicidade

Veja também