Liminar derruba limite de idade na Segundona

PAULISTA Clubes poderão utilizar jogadores nascidos antes de 1995, desde que estejam vinculados aos times

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 07/03/2018
Horário 09:00

Por decisão do juiz do Trabalho Artur Ribeiro Gudwin, da 11ª Vara do Trabalho de Campinas, a FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou ontem que promoveu uma mudança no regulamento do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2018. Atendendo a um pedido do Sapesp (Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo), o artigo 21 do regulamento específico da competição, que proibia a utilização de jogadores nascidos antes de 1995, tornou-se inválido para as disputas deste ano. O regulamento da competição foi aprovado com a participação dos representantes dos clubes, durante o congresso técnico realizado no início de fevereiro.

De acordo com a decisão, a partir de agora “todo e qualquer atleta profissional de futebol vinculado aos clubes, com capacidade de jogo, independentemente da idade ou ano de nascimento, poderão ser licitamente inscritos, sem que o atleta ou o clube possam sofrer qualquer sanção que os prejudique”.

O documento também ocasiona outra mudança, que ocorre no nome da disputa. Até então a entidade maior do futebol estadual tratava a Segundona deste ano como Campeonato Paulista Sub-23 de Futebol Profissional – Segunda Divisão. A partir da decisão, o certame será denominado apenas Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Segunda Divisão.

As duas equipes da região inscritas na competição foram procuradas pela reportagem para comentar a decisão, que não é inédita. No ano passado, após intervenção do próprio Sapesp, a Justiça do Trabalho também obrigou a FPF a autorizar a inscrição de atletas maiores dos 23 anos. A diretoria do Grêmio Prudente afirmou que ainda não havia sido notificada pela FPF. Para o técnico Luciano Baiano, que segue treinado a equipe do Osvaldo Cruz, ainda está indefinido o uso de atletas nascidos antes de 1995. As duas equipes seguem treinamentos e preparação para a competição, buscando realizar treinos fortes e amistosos preparatórios para o inicio da temporada. A reportagem tentou contato com a FPF para repercutir a decisão, mas devido o horário não obteve êxito nas tentativas. Em seu site oficial, a entidade publicou trechos da decisão, bem como a integra da sentença encaminhada pelo Sapesp.

Publicidade

Veja também