Ler: um hábito saudável

  • 11/02/2020 04:19
  • DA REDAÇÃO

Muito já se ouviu falar que a leitura é essencial para o desenvolvimento psíquico e social do ser humano. Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Um ato importante para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. E faz, quem lê, viajar e ter uma conexão com algo além do imaginável.

Porém, é sabido que só se aprende a ler depois de determinada idade. Assim, é essencial que desde bebês, as crianças saibam dessa importância e os pais e educadores motivem os pequenos sempre, claro, respeitando seus limites de acordo com cada faixa-etária.

Um exemplo de um espaço lúdico para as crianças é a Bebeteca, inaugurada no fim de semana em Presidente Prudente. O local consiste numa biblioteca especializada no atendimento à primeira infância (crianças desde seus primeiros dias de vida até os 3 anos de idade). Conforme matéria veiculada em O Imparcial, o espaço tem o objetivo de oferecer ao público ações que impulsionem a formação literária e outras linguagens artísticas que favoreçam a exploração dos sentidos dos pequeninos como a música, contação de histórias, desenho e outras atividades educacionais. Os pais também serão recebidos com os filhos, com o propósito de acentuar ainda mais a integração e interação familiar. A Bebeteca Municipal acolhe os bebês e suas famílias dando-lhes autonomia para lidar com o universo literário e artístico cultural através das ações citadas acima.

É importante que os pais participem da vida literária de seus filhos e os acompanhem nesta viagem tão linda e cheia de ensinamentos. A leitura precisa ser incentivada e um hábito ser criado em cima disso tudo. Uma criança que cresce tendo apreço pela leitura, certamente, tem algo a mais para oferecer para a sociedade. Se tornará um adulto com um vocabulário especial, além de ter um conhecimento extra sobre os mais variados assuntos. Incentive a leitura!