LENDAS DO TÊNIS DE MESA DIVIDEM SUAS EXPERIÊNCIAS

Toque de letra! Projeto realizado no Sesc, em dois dias, aproximou nomes de destaque do esporte e amantes da modalidade

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 22/10/2017
Horário 04:17
Marcio Oliveira, Na manhã de atividades de ontem, participantes jogaram entre si
Marcio Oliveira, Na manhã de atividades de ontem, participantes jogaram entre si

O tempo nublado do início da manhã de sábado e o vento gelado não impediram que, pontualmente às 9h, dois grandes nomes do tênis de mesa, Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, e Marcos Yamada, um dos mais renomados treinadores da modalidade, se juntassem para um bate-papo e troca de legal experiências com  aproximadamente 20 amantes do esporte na Área de Convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente.

A manhã de atividades, que faz parte de um cronograma, que teve início na sexta-feira às 19h e contou com a participação de 45 pessoas, começou com a liberação das mesas de tênis aos presentes, que puderam aquecer para a roda de conversa, que faz parte do projeto Toque de Letra – Tênis de Mesa. Conforme o técnico em programação e monitor de esportes da unidade, Daniel Yonashiro, a ideia do evento é aproximar grandes referências do cenário esportivo do público geral.

“A interação é foco principal. Escolhemos a modalidade tênis de mesa por termos um grupo que pratica o esporte aqui e optamos pelos dois ídolos por serem lendas de nomes renomados”, expõe.

 

Estrelas do esporte

Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba! Ele é considero o garoto prodígio do tênis de mesa brasileiro, quando, aos 13 anos e com 1,50 metro de altura, virou notícia ao derrotar frente a um público de 15 mil pessoas o então campeão, Yung Kuo Tan, na China, e se tornar astro internacional.  Ele começou ainda mais cedo no esporte, aos seis anos, e afirma que a conquista contra o campeão foi um “divisor de águas” em sua carreira. “Eu era conhecido no esporte, mas não fora dele. O caso de quando eu tinha 13 anos foi inusitado e momento em que meu nome extrapolou. Minha carreira foi marcada pelo garoto prodígio, legado que carrego até hoje”, ressalta.

Sobre a atividade promovida pelo Sesc Thermas, Biriba comenta estar feliz com a participação dos amantes do esporte e ressalta a importância do contato com o público. “É dignificante estar com pessoas que compartilham da minha paixão. Hoje, para mim, a parte que mais importa não são os títulos e sim as amizades e sociabilidades, portanto, passar o conhecimento, mesmo que recreativamente, é fundamental”, enfatiza.

Já Marcos Yamada, considerado como um dos mais renomados treinadores da modalidade, começou a carreira ao realizar testes no Palmeiras, para ser jogador de futebol, mas foi no tênis de mesa que encontrou a sua vocação. O mesa-tenista é bicampeão brasileiro e vice-campeão sul-americano, já participou de mais de 30 campeonatos mundiais.

“Entro nesse encontro em Presidente Prudente como um equilíbrio, ao abordar a parte técnica, além dos fundamentos do jogo. Dentro da roda de conversa pontos importantes como a importância do saque e como golpear a bola com qualidade foram abordados. Esses são aspectos mais do que fundamentais, pois 50% do jogo é saque e, se ele for corrigido e aprimorado, o resultado será bem melhor”, destaca o treinador.

 

Admiradores

Dentre os apaixonados pela modalidade, estava a aposentada Maria José Fachine, 73 anos, que foi medalha de bronze no último Jogos Regionais dos Idosos, em Marília, e se aventura no tênis de mesa desde 2014 e se sentiu “motivada” em assistir o encontro da dupla de ídolos. “Este é um momento importante, pois mostra que não há idade para praticar esportes. Conheci os dois há pouco tempo e agora um pouco mais sobre a trajetória de cada um. Sinto-me viva no tênis de mesa, pois ele proporciona o estímulo da memória, relacionamento com os demais e coordenação motora”, salienta a aposentada.

Com 17 anos, Eduardo Noboru Maeda, comenta estar no esporte há três anos e enxerga no bate-papo uma possibilidade de se aproximar da modalidade e ser motivado a continuar. “Meu professor de tênis de mesa me incentivou a descobrir quem eles eram, e senti que foram grandes influências para uma geração toda. Espero aprender e sair daqui com novos conhecimentos e técnicas”.

Publicidade

Veja também