Lei reduz acidentes nas rodovias

REGIÃO - Da Redação

Data 25/02/2018
Horário 13:41

A Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) reforça a importância da conscientização de motoristas, já que o álcool mata 3 milhões de pessoas por ano ao redor do mundo, conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Em média, o brasileiro consome anualmente nove litros de álcool. Os números expõem um hábito altamente nocivo e que colocam em risco outras vidas, quando se trata da combinação com a direção. Nova lei traz medidas mais rígidas aos motoristas que causarem acidentes.

A Lei Seca, como é conhecida, trouxe mais rigor na fiscalização de motoristas que dirigem sob efeitos da bebida e é considerada pelo governo federal um dos principais fatores para a redução de 10% das mortes no trânsito em 2017. Atualmente, o condutor que ingerir qualquer quantidade de álcool e for submetido à fiscalização de trânsito está sujeito à multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado. Todos os dias, pelo menos 300 mil brasileiros dirigem sob efeito de álcool, estima o Ministério da Saúde. O resultado é a morte de 52,5 homens e 11,3 mulheres por 100 mil habitantes a cada ano.

Na busca de reduzir estas estatísticas, foi sancionada a Lei Federal nº 13.546, que torna mais rígida a pena para quem dirigir embriagado e causar morte ou grave lesão no trânsito, ampliada de 2 a 4 anos para 5 a 8 anos de prisão. Com a nova lei, que passará a valer em abril, o motorista será punido com reclusão, portanto, fica impedido de prestar serviço comunitário como pena alternativa.

 

Aprendizado

Referência na tomada de decisões sobre a segurança viária no país, a AND (Associação Nacional de Detrans) defende que uma das formas de minimizar os impactos da combinação direção e álcool está na educação dentro das escolas. A AND reforça ainda que a conscientização deve ser feita muito antes de o indivíduo se tornar um motorista.

O engenheiro de Segurança da Cart, Nivaldo Bautz, explica o objetivo da concessionária em apoiar iniciativas como essa. “Por meio do Programa de Redução de Acidentes, realizado em parceria com a Artesp [Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo], são promovidas palestras e eventos que incluem desde estudantes a motoristas. Sabemos que iniciativas como esta levam as pessoas a refletirem sobre seu papel para um trânsito mais seguro”, salienta.

 

Publicidade

Veja também