LEGUMES - um coquetel de saúde

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 04/09/2019
Horário 06:01
Com uma infinidade de sabores diferentes, os legumes agradam a gregos e troianos; veja como fazer um rocambole de espinafre
Com uma infinidade de sabores diferentes, os legumes agradam a gregos e troianos; veja como fazer um rocambole de espinafre

Eles sempre foram usados como alimento pela humanidade. E não é à toa. Afinal, com uma infinidade de sabores diferentes, agradam a gregos e troianos, e existem, numa variedade incrível, praticamente em todas as partes do mundo – sob os mais diversos climas e condições de solo. Para nossa sorte, pois sua presença é fundamental à sobrevivência: eles fornecem energia, inúmeros nutrientes indispensáveis à saúde e até a própria água. E, um preciosíssimo componente: as fibras.

 

Rocambole de Espinafre

Ingredientes do recheio: 250g de carne moída, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 xícara (chá) de cebola picada, 1 tomate sem pele e sem sementes, picado, sal a gosto, molho inglês, molho de pimenta, 1 xícara (chá) de ricota amassada (200g).

Preparo: Refogue a carne no óleo, junte a cebola, o tomate e os temperos. Junte ½ xícara (chá) de água. Quando secar tire do fogo e junte a ricota, misturando bem. Reserve.

Ingredientes do molho: ½ xícara (chá) de cebola picadinha, 1 dente de alho amassado, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 colher (chá) de orégano, 200ml de purê de tomate, 1 tablete de caldo de carne e queijo ralado a gosto.

Preparo: Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte o orégano, o purê de tomate, o caldo de carne, dissolvido em 1 xícara de água fervente e cozinhe até engrossar (cerca de 10 minutos). Espalhe sobre o rocambole e polvilhe com queijo.

Ingredientes da massa: 1 maço de espinafre ou 2 xícaras de chá, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 4 ovos, 1 xícara (chá) de leite, sal, 1 pitada de noz moscada, pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: Afervente o espinafre e esprema bem. Bata no liquidificador com os demais ingredientes. Coloque numa assadeira média untada e leve ao forno médio por 30 minutos, ou até soltarem as beiradas. Vire ainda quente, sobre um guardanapo úmido. Espalhe o recheio e enrole como rocambole. Conserve quente.

 

Hamburguer de Berinjela

Ingredientes: 5 xícaras (chá) de berinjela (sem casca) cortada em cubinhos (500g), 1 xícara (chá) de farinha de rosca, ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 2 ovos, 1 xícara (chá) de cebola ralada, 1 dente de alho amassado, 2 colheres (sopa) de salsa picada, sal a gosto, 1 colher (chá) de molho inglês, 1 pitada de orégano, farinha de rosca para empanar e óleo para fritar.

Preparo: Deixe a berinjela em água e sal por 15 minutos. Escorra e esprema bem. Leve ao fogo com 1 xícara (chá) de água. Depois de cozida, amasse com um garfo e reserve. Numa tigela, misture as farinhas de rosca e de trigo, os ovos, os temperos. Junte a berinjela e leve ao fogo, mexendo até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e achate-as (tipo hamburguer). Passe na farinha de rosca e frite em pouco óleo, dourando dos dois lados. Sirva quente.

 

No ritmo do MERENGUE

Uma receita básica de suspiro é o ponto de partida para os mais deliciosos doces. Eles levam morangos, kiwis, amêndoas, chocolate e tudo o mais que a sua vontade pedir.

Receita Básica

Há variações na receita básica e todas elas funcionam.

• Bata 4 claras em neve até que fiquem bem firmes, sem escorrer da tigela mas com brilho sedoso. Junte 1 ¼ xícara de açúcar, adicionando 1 colher de cada vez sem desligar a batedeira. Continue a bater até que o suspiro fique grosso, macio e acetinado.

• Coloque 4 claras e 8 colheres (sopa) de açúcar para aquecerem em banho-maria. Quando o açúcar estiver derretido, leve à batedeira e bata até dar o ponto de suspiro desejado. Se você quiser um suspiro mais firme, junte mais 4 colheres (sopa) de açúcar.

 

NUTRIÇÃO

Dicas simples que fazem toda a diferença na sua dieta

1 – Assim que acabar a refeição, saia da mesa. Só desta forma a sobremesa poderá ser evitada!

2 – Escovar os dentes logo que comeu também é uma ótima opção para acabar com aquela vontade de comer mais.

3 – Outra alternativa para esta situação é tomar um cafezinho. A cafeína ajuda a controlar a gula.

4 – Compre chocolate em porções pequenas e só coma nos finais de semana.

5 – No café da manhã, coloque tudo o que vai consumir na sua frente. Assim você não fica repetindo.

6 – Não compre balas e chicletes com açúcar. Tenha à mão a opção sem açúcar sempre.

7 – Sempre que passar por uma padaria e sentir vontade de comer um pão doce, procure uma farmácia e se pese.

Publicidade

Veja também