Arquivo: Lê no Ninho incentiva leitura a crianças de seis meses a quatro anos de idade, duas vezes ao mês

Foto: Arquivo: Lê no Ninho incentiva leitura a crianças de seis meses a quatro anos de idade, duas vezes ao mês

CULTURA E LAZER

Lê no Ninho retorna as atividades em novo dia

Encontros objetivam apresentar o mundo lúdico e da literatura para crianças de seis meses a quatro anos, duas vezes ao mês, no Centro Cultura Matarazzo em PP

  • 21/02/2019 12:00
  • GABRIEL BUOSI - Da Redação

Engana-se quem pensa que os bebês e as crianças, por muitas vezes não saberem ler, não possuem o direito e a oportunidade de estarem perto do mundo da literatura e de toda a magia que as páginas coloridas, cheias de personagens e aventuras podem proporcionar. Justamente com a intenção de promover o contato com a leitura na primeira infância, é que o projeto Lê no Ninho volta com as atividades para o ano de 2019, no dia primeiro de março, em Presidente Prudente, sendo que uma mudança está prevista e já anunciada: os encontros quinzenais serão às sextas e não mais aos sábados, como era de costume.

Segundo o bibliotecário e responsável pelo projeto, Murilo Tomiazi, as atividades devem ocorrer nos mesmos moldes que já eram feitas, no Centro Cultural Matarazzo, de forma quinzenal e duas vezes por mês, sendo que para o ano de 2019 os encontros serão na primeira e na terceira sexta-feira, no mesmo horário habitual, às 10h. “Os cuidadores podem trazer crianças a partir dos seis meses e até os quatro anos de idade. Temos muito prazer de fazer parte desse projeto, já que passamos por um processo concorrendo com diversas bibliotecas de todo o Estado e em 2016 fomos escolhidos para a implantação”, informa Murilo.

O Lê no Ninho possui 45 minutos de duração, em média, quando as crianças possuem a oportunidade de ouvir histórias, brincar, cantar e aproveitar de um ambiente aconchegante e que desde cedo promove a interação da literatura para com os mais novos. “Os livros são fornecidos pelo próprio Centro Cultural Matarazzo e os cuidadores, se quiserem, até podem solicitar o empréstimo dos livros utilizados nos encontros pelo período de 15 dias, que é o tanto que leva para ocorrer um próximo encontro. A ideia é fomentar a leitura e fazer com que esse público reproduza em casa tais atividades”, salienta o bibliotecário.

Por fim, Murilo explica que a mudança de datas – que passou de sábado para sexta – se deu por causa da alteração no horário de funcionamento da biblioteca, que atualmente é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, mas que antes ocorria ainda aos sábados, até 12h. “Estamos com uma expectativa bem grande e acreditamos que vamos conseguir inserir um novo perfil de público e que antes não conseguia estar presente. Eventualmente poderemos apresentar alterações nos horários, já que vamos estudar os primeiros meses de encontro e ouvir os participantes”, finaliza. Em 2018, o projeto recebeu em média 450 acessos.

 

SERVIÇO

 

Centro Cultural Matarazzo

Rua Quintino Bocaiúva, 749- Vila Marcondes

Contato: 3226-3399 – www.culturapp.com.br

 

Visitação:

De segunda a sábado, das 8h30 às 22h.

Aos domingos, das 10h às 22h.

 

Lê no Ninho:

Primeira e terceira sexta-feira do mês, a partir de 01/03

Horário: 10h