Laudo aponta falha mecânica da Prudente Urbano

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/03/2018
Horário 12:13

O laudo pericial do acidente que envolveu a queda do eixo de um ônibus da Prudente Urbano aponta que o fato poderia ter sido evitado caso o motorista tivesse relatado à empresa as evidências de algumas irregularidades no veículo. Segundo o documento divulgado pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a falha mecânica resultou no acidente, contudo o veículo havia passado por uma manutenção alguns dias antes.

De acordo com o laudo da perícia, o defeito na suspensão traseira do veículo, que resultou no acidente, é um problema que poderia ter sido evitado pelo setor de manutenção, caso o condutor do ônibus tivesse alertado a empresa através de relatórios que são feitos a cada jornada de trabalho, que tem a finalidade de apontar os defeitos nos carros durante um determinado turno.

Ainda de acordo com o documento, a falha mecânica que resultou no acidente poderia ter sido percebida antes de ocorrer, pois “geram ruídos, falta de estabilidade do veículo e vibrações”. Segundo a perícia, esta tarefa é desempenhada ao condutor, que poderia ter comunicado as ocorrências à empresa e evitado o acidente.

Como divulgado pelo laudo pericial, o veículo envolvido encontrava-se vazio no momento do fato, o que descarta a possibilidade de excesso de peso. Conforme a documentação apresentada, o ônibus havia passado por uma manutenção em 27 de janeiro deste ano. Além disso, o laudo também informa que todos os veículos da Prudente urbano passam periodicamente por uma vistoria para verificar a lubrificação e revisão geral a cada período de ciclo rodado.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prudente Urbano para buscar um posicionamento a respeito do laudo pericial. De acordo com a porta-voz e advogada Renata Moço, “por questões éticas, a empresa vai preservar a identidade do motorista, bem como o sigilo sobre eventuais medidas adotadas”.

A Secom informa que o laudo completo da perícia, que possui 136 folhas, será encaminhado para análise por parte da Semav (Secretaria de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública).

 

Acidente com o eixo

Como noticiado por este diário no início de fevereiro, o acidente que envolveu a queda do eixo traseiro de um ônibus da Prudente Urbano ocorreu na Rua Jasson Duarte D’Arce, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Durante o acontecimento, a peça se soltou e atingiu o muro de uma residência, o que assustou os moradores locais. O veículo de transporte coletivo, que fazia a linha Ana Jacinta x Vila Furquim, havia acabado de deixar a última passageira que estava no veículo naquele horário. Ninguém se feriu.

Publicidade

Veja também