LARANJA: uma fruta deliciosa

  • 13/02/2019 08:00
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Experimente sobremesas fresquinhas feitas dessa fruta e que preservam o que ela tem de melhor – seus teores generosos de vitamina C. Não há sobremesa que não fique deliciosa com um gostinho de laranja. Mas basta aquecer a fruta e boa parte da sua riqueza se perde. Por isso, as receitas a seguir usam os gomos in natura ou o suco fresquinho.

 

Gomos ao Creme de Licor

 

Ingredientes: 1 ½ xícara (chá) de suco de laranja, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) cheia de maisena, 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja, ½ xícara (chá) de licor de laranja, 4 laranjas descascadas e cortadas em gomos, 2 colheres (sopa) de uvas-passas, 4 colheres (sopa) de raspas de chocolate meio amargo.

 

Preparo: Na panela, misture o suco de laranja, o açúcar, a maisena, as raspas da casca da laranja e o licor, levando ao fogo baixo e mexendo sem parar, até engrossar. Reserve este creme para que esfrie – você pode colocá-lo na geladeira. Misture os gomos de laranja e as uvas-passas com o creme frio. Distribua em quatro taças individuais ou nas cascas de laranja, salpicando as raspas de chocolate meio amargo por cima. Aí é só servir.

 

Beterrabas com Laranja  

 

Ingredientes: 1 beterraba pequena cozida e cortada em palitos, 1 colher (café) de maisena, 50 ml de suco de laranja, sal a gosto, salsinha picada.

 

Preparo: Cozinhe a beterraba, corte-a em palitos e reserve. Leve ao fogo o suco de laranja e a maisena, deixando engrossar. Tempere com o sal e sirva sobre a beterraba. Polvilhe salsinha picada.

 

Peito de Frango na Laranja

Ingredientes: Tempere de véspera quantos peitos de frango achar necessário com: ( p/ cada kg.) - 1 colher (sobremesa) de sal, 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (café) de óleo, 1 xícara (café) de vinho branco, 1 pitada de orégano, pimenta e louro, 3 colheres (sopa) de suco de laranja e 2 dentes de alho.

 

Preparo: Coloque os peitos de frango na assadeira, besunte com mostarda e manteiga. Coe a vinha d`alho, coloque parte da mesma na assadeira, cubra com papel alumínio até cozinhar. Retire o alumínio, deixe dourar e regue a assadeira com suco de laranja e mais vinha d`alho se for necessário. Depois de assado, desengordure o roti que se formou na assadeira, depois de coado, jogue sobre o frango fatiado.

 

Com BATATAS e... muito sabor

Panquecas de Batata

 

Ingredientes: 4 batatas grandes, 1 cebola pequena, ½ xícara (chá) de leite, 1 colher (chá) de sal, 1 ovo batido, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, óleo ou manteiga.

 

Preparo: Descasque as batatas e lave-as. Passe-as pelo ralador e misture-as com o leite. Acrescente a cebola ralada, o ovo, a farinha de trigo e o sal. Misture bem todos esses ingredientes. Coloque a mistura em uma frigideira com antiaderente e pincele com óleo ou manteiga. Deixe grelhar de um lado e vire. Sirva quentes.

 

Batatas Duquesa

 

Ingredientes: 6 a 8 batatas cozidas, 1/3 xícara (chá) de leite quente, 4 gemas, sal e pimenta a gosto.

 

Preparo: passe as batatas ainda quentes pelo espremedor. Deve render 5 xícaras de purê. Acrescente o leite e as gemas batidas. Tempere com sal e pimenta. Bata até que a mistura fique leve e homogênea. Pode ser usada a batedeira. Em seguida, deixe cair às colheradas sobre uma  assadeira. Leve ao forno só para dourar ligeiramente.

 

Batatas Gratinadas

 

Foto 40

 

Aferventar por 5 minutos um quilo de batatas e cortá-las em rodelas grossas. Colocar num refratário e cobrir com a seguinte mistura (bater no liquidificador): 1 copo de leite, 100g. de manteiga, pimenta-do-reino, 2 tabletes de caldo de galinha. Polvilhe queijo ralado. Leve ao forno até secar o leite.

 

NUTRIÇÃO

 

Dicas de hábitos saudáveis

 

1 – Consuma de 5 a 6 refeições por dia, reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas. Não deixe de fazer as refeições principais café da manhã, almoço e jantar. Carregue sempre algum lanche para consumir entre as refeições principais, como barra de cereais, frutas, iogurtes e etc;

2 – Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais. Como as fibras não são digeridas elas não acrescentam calorias à alimentação e aumentam a sensação de saciedade, além de auxiliar no melhor funcionamento do intestino. As frutas e os vegetais folhosos são excelentes fontes de fibras e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes;

3 – Diminua o consumo de açúcar e doces

4 – Use sal com moderação. Alimentos que contenham sal devem ser evitados: temperos prontos, shoyu e caldos de carnes. Dê preferência a ervas naturais como condimento;

5 – Evite frituras. Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos: óleo de canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva é indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo;

6 – Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc, pois são ricos em sal e conservantes;

7 – Dê preferência aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substituição às frituras;

8 – Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Os peixes possuem um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevenção de várias doenças

9 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia;

10 – Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana e evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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