RUMO À TÓQUIO

Kumizaki estreia hoje no Mundial de Caratê, na Espanha

Prudentina busca pontos para se manter no primeiro lugar do ranking, além de se aproximar das Olimpíadas

JULHIA MARQUETI - Especial para O Imparcial • 07/11/2018 06:11:00

Carateca entra no tatame a partir das 15h, pela shiai kumitê. Foto: Cedida/Valéria Kumizaki

Valéria Kumizaki pretende dar mais um passo rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio na tarde de hoje. Em busca de pontuações para se manter líder do ranking mundial, a prudentina sobe no tatame pelo Campeonato Mundial Sênior da modalidade, em Madri, na Espanha. Com a luta marcada para às 12h, horário local, e às 15h, no horário de Brasília, a atleta busca medalha na categoria shiai kumitê (combate) -55kg.

Se tratando da competição que mais oferece pontos para a classificação olímpica, já que o ponto será multiplicado por 12 (a pontuação é dada pelo número de vitórias somado ao bônus pela posição conquistada), Kumizaki destaca a importância de se dar bem nas lutas. “Para quem quer se classificar, ir bem aqui é fundamental. Por isso não busco nada a menos que a vitória e o pódio”, afirma.

Vindo de disputas abaixo do esperado, a prudentina explica que é normal ter altos e baixos, mas o mais importante é seguir confiante buscando o objetivo principal. “Não é legal sair de competições em que acreditei que iria bem, mas não podemos parar o trabalho pela metade, tem muitas pessoas envolvidas nesse sonho, não é apenas eu. Mas seguimos tentando nos dar bem e, principalmente, no Mundial que é muito importante”, destaca.

Ao todo, o Brasil tem 26 representantes na competição, que segue em disputa até o dia 11 deste mês. Além de lutar hoje, Kumizaki também disputa em equipe na tarde de amanhã, quando se junta a Isabela Rodrigues, Sthephani Trevisan e Sabrina Pereira.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste