Jovens aprendizes têm até 90% de chance de contratação em PP

Segundo entidades acolhedoras da cidade, adolescentes devem passar por um período de capacitação profissional, incluindo cursos e estágios, antes de ingressarem efetivamente no mercado

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 05/04/2018
Horário 10:27
Cedida / Fundação Mirim | Na Fundação Mirim, segundo Joyce, são recebidos por ano 350 jovens em busca do 1º emprego
Cedida / Fundação Mirim | Na Fundação Mirim, segundo Joyce, são recebidos por ano 350 jovens em busca do 1º emprego

A busca pela inserção no mercado de trabalho é uma realidade de muitos jovens no país. Em Presidente Prudente, três entidades realizam o acolhimento de adolescentes, fornecem o processo de capacitação e o encaminhamento para entrevistas de emprego. Nelas, a chance de contratação pode varia entre 60 e 90%.

Segundo Joyce Passone, gerente educacional da Fundação Mirim, cerca de 90% dos jovens que passam pela instituição conseguem a efetivação em uma empresa. O local trabalha diante de duas frentes, a primeira ocorre após o jovem completar 16 anos, onde ele é inserido no curso de suporte pessoal e profissional. “Nessa fase, ele é equipado com conteúdos básicos que ele precisa para participar de um processo seletivo, nesse momento também recebe orientação pedagógica e assistência social”, explica.

Depois de inserido em uma empresa, inicia-se a segunda fase, onde o trabalhador começa o Programa de Aprendizagem Profissional, que pode ser feito em serviços administrativos ou em operador de lojas e mercados. O objetivo do curso é aliar a prática adquirida na empresa com a teoria, através do suporte da instituição. “Uma vez por semana, esse continua se qualificando, isso abre portas para chance da contratação”. E acrescenta que o jovem é a maior inovação de uma empresa. “Ele está diante de tudo que acontece no mundo. Muitos empresários contratam aprendizes apenas para preencheram a cota e seguir a lei, mas depois eles percebem o tamanho do desenvolvimento e os contratam”.

Anualmente, a Fundação Mirim recebe 350 jovens em busca do primeiro emprego, em média 200 já estão trabalhando dentro das 80 empresas parceiras. Vale ressaltar que para participar, o jovem precisa estar frequentando a escola. O contrato não ultrapassa os 24 meses, mas tudo depende da idade em que o aprendiz vai ingressar.

O CIEE (Centro de Integração Estudante e Escola) trabalha com dois programas. O primeiro deles, o estágio, que beneficia o indivíduo de qualquer idade, desde que o mesmo esteja estudando, valendo tanto para ensino médio e técnico, como o superior. Uma pesquisa recente da entidade identificou que cerca dos 60% estudantes são efetivados. Desta porcentagem, 40% permanecem na mesma empresa e as outras 20% são recrutados por uma nova. O período de estágio pode chegar até dois anos.

Outro meio de inserção é através do Aprendiz Legal, para jovens de 14 aos 24 anos incompletos, que precisam estar necessariamente estudando. Ele é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que exige a contração de um aprendiz diante do número de funcionários da empresa. Atualmente na cidade, existem 500 jovens participantes que possuem 80% de efetivação após fim de contrato.

Já Bruno Silva de Oliveira, porta-voz do CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), conta que o acolhimento aos jovens no local é feito através dos 15 cursos disponíveis na instituição. Após o período de um ano de capacitação, ele é encaminhado para o processo seletivo. No ano passado, a entidade recebeu 1.500 jovens. Neste ano, a previsão é de 2 mil ingressos. Ele acrescenta que o público-alvo da são os adolescentes em situação de vulnerabilidade na sociedade. “Nossa preocupação é evitar o trabalho infantil e deixar o cidadão apto para o mercado”, finaliza.

 

Muitos empresários contratam aprendizes apenas para preencheram a cota e seguir a lei, mas depois eles percebem o tamanho do desenvolvimento e os contratam

Joyce Passone,

gerente educacional

 

Aos interessados

Os jovens interessados em entrar no mercado de trabalho por meio do CIEE devem realizar o cadastro através do site http://www.ciee.org.br/portal/index.asp. Após o preenchimento dos dados, são gerados um login e uma senha, onde diariamente aparecem vagas de emprego ou estágio de acordo com o perfil do cidadão.

Já para participar dos cursos disponíveis do CAC, basta se inscrever através do site http://www.cacpp.com.br/aprendiz. Após a inscrição, a entidade entra em contato com o jovem para solicitar os documentos necessários. Para demais dúvidas, os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Na Fundação Mirim, o processo de inscrição é entre agosto e setembro. É divulgado nas redes sociais e outras mídias. Para participar, é necessário ter 15 anos completos até o ano da inscrição e precisa estar frequentando a escola. As inscrições são feitas na instituição, mediante a apresentação de RG, CPF, atestado de matrícula e comprovante de residência. O horário é das 8h às 17h30.

Publicidade

Veja também