Jornal impresso e educação andam de mãos dadas na E. M. Antônio Rotariano Zacharias

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 10/07/2018
Horário 08:30

 

“O Imparcial na escola” faz parte das “ferramentas” de estudo da E. M. (Escola Municipal) Rotariano Antônio Zacharias, segundo informam em seu relatório semestral a diretora da unidade de ensino Marcia Regina Borges e a orientadora pedagógica, Denise Caldeira Zampiere Felicio. Todos os dias um exemplar é entregue para cada turma para que os estudantes leiam ou os professores utilizem notícias durante a Roda de leitura.

Repertório

O objetivo de utilização do material é de repertoriar os estudantes com diferentes gêneros textuais e mantê-los informados sobre fatos que ocorrem em nossa cidade ou região, sempre buscando levar o estudante a refletir sobre o assunto, para que se torne um leitor crítico e capaz de inferir posicionamento diante de determinadas situações.

Trabalhos específicos

Quando o trabalho precisa ser específico em determinada sala, os professores disponibilizam todos os exemplares do dia para a turma que trabalhará em grupos ou duplas, dependendo da proposta. Em nossa escola temos o 3º A da professora Marina Rosa Marques que desenvolve um trabalho com ficha técnica a partir da coluna Ecologia, publicada no Caderno 2.

Roda de leitura

Os alunos do 4º ano A, da professora Eva Catarina Novaes, iniciaram o trabalho de Roda de leitura, em duplas, grupos, para interpretação e opinião sobre notícias, além do reconhecimento dos cadernos do jornal, o que cada um informa: os tipos de gêneros textuais em cada, os objetivos de cada caderno, para manusearem de forma correta os mesmos.

Esmiuçando

Já os estudantes do 5º ano A da professora Rosimari Ortega, realizaram com auxílio do material Ler e Escrever, Roda de conversa para compartilhar notícias e em seguida, iniciar a análise das notícias, identificar as partes de uma notícia: manchete, lead, olho da notícia.  Diante das descrições acima, os resultados estão resumidos abaixo:

- Fichas técnicas que culminarão na produção de um livro catálogo produzidas pelos estudantes do 3º ano A – professora Marina Rosa Marques. Construção da ficha técnica produzida pela estudante Nicolly Paes Nunes, 8 anos -3º ano A – professora Marina Rosa Marques;

 - Construção da ficha técnica produzida pela estudante Izadora H. de Souza Bezerra, 8 anos -  3º A – professora Marina Rosa Marques;

- Produção da ficha técnica produzida pelo estudante Luan Victor dos Santos, 9 anos -  3º A – professora Marina Rosa Marques;

- Ficha técnica realizada pelo estudante: Henzo Jatobá, 9 anos - 3º A - professora Marina Rosa Marques

Imagem: professora Marina Rosa Marques,

- Roda de conversa e estudo dos cadernos do jornal O Imparcial do 4º ano A – Professora Eva Catarina Novaes

Publicidade

Veja também